Bethesda bloqueia revenda de jogo usado, entenda o caso

#Notícia Publicado por macmi, em .

Movimento legal pode ter consequências de longo alcance para as vendas de jogos usados

IMAGEaHR0cHM6Ly9tYXJpaW8xMjguY29tL21lZGlhL2NhdGFsb2cvcHJvZHVjdC9jYWNoZS8xL3NtYWxsX2ltYWdlLzlkZjc4ZWFiMzM1MjVkMDhkNmU1ZmI4ZDI3MTM2ZTk1L2Uvdi9ldmlsLXdpdGhpbi0yLWJhbm5lci5qcGc=

Muitos jogadores vendem seus jogos físicos usados, muitas vezes para complementar os fundos para comprar mais jogos. É uma parte tão grande do negócio de jogos que quase metade dos lucros da varejista GameStop vem da venda de jogos usados.

Mas parece que uma editora, a Bethesda Softworks, pode estar procurando controlar as vendas de jogos usados online.

A Bethesda recentemente enviou um aviso para pelo menos um vendedor no Amazon Marketplace que estava tentando vender uma cópia selada de The Evil Within 2, exigindo que eles removessem sua listagem. Essa carta incluía um número de telefone para os vendedores dos jogos da Bethesda, sugerindo que a empresa está enviando tais avisos para vários vendedores.

Ryan Hupp, da Filadélfia, recentemente entrou em contato com Polygon para explicar como ele foi forçado pela Bethesda a parar de vender sua cópia de The Evil Within 2. Ele comprou o jogo mas nunca o desembrulhou, ele nos disse.

Ele esperava comprar um PlayStation 4, mas gastou seu dinheiro atualizando um PC de jogos. Hupp disse que muitas vezes vende produtos usados através do Amazon Marketplace, que funciona da mesma maneira que outros sites de comércio online, como o eBay.

A firma jurídica de Bethesda, Vorys, enviou uma carta a Hupp, que ele encaminhou para a Polygon, alertando que o jogo deveria ser retirado e ameaçando uma ação legal por não conformidade. Em sua carta, Vorys argumentou que a venda de Hupp não era "por um revendedor autorizado" e era, portanto, "ilegal". Bethesda também discordou do uso de Hupp da palavra "novo" na venda do jogo não embalado, alegando que isso constituía "propaganda enganosa."

Hupp atendeu à demanda, mas em uma resposta à Vorys, ele apontou que a revenda de bens protegidos por direitos autorais - como livros, videogames, DVDs - é protegida na lei americana através da Primeira Doutrina de Venda. Isso permite que os consumidores vendam um jogo usado, desde que não seja significativamente alterado em sua forma original.

A carta da Bethesda afirma que a venda da Hupp não é protegida pela Primeira Doutrina de Venda, porque ele não está vendendo o jogo em sua forma original, o que inclui uma garantia.

A carta diz que esta falta de garantia torna o jogo "materialmente diferente dos produtos genuínos" que são vendidos através de canais oficiais. Em teoria, esse argumento poderia ser usado contra qualquer um que venda um jogo usado sem a permissão específica da Bethesda. Se levado à sua conclusão lógica, a ação legal da Bethesda poderia significar o fim dos usuários que vendem jogos usados - ou até mesmo novos jogos não abertos - por meio de sites como o eBay e o Amazon Marketplace.

A menos que você remova todos os produtos Bethesda, de sua loja, pare de vender todos e quaisquer produtos Bethesda imediatamente e identifique todas as fontes de produtos Bethesda que você está vendendo, pretendemos entrar com uma ação contra você", diz a carta. Ele prossegue afirmando que uma ação judicial buscaria "o reembolso de lucros, indenizações compensatórias, honorários advocatícios e custos investigativos e outros.

Também não está claro por que a listagem específica da Hupp foi segmentada. A Amazon ainda lista dezenas de cópias novas e usadas do The Evil Within 2 dos vendedores do Marketplace.

Quando contatada pela Polygon, a Bethesda se recusou a comentar sobre esta história.Também pedimos esclarecimentos sobre como as garantias da empresa funcionam em produtos usados vendidos por meio de canais oficiais. A GameStop, por exemplo, oferece uma garantia geral de 30 dias para jogos usados que não funcionam, desde que o jogo não tenha sido quebrado pelos compradores. Bethesda não respondeu.

Também contatamos a Vorys várias vezes para comentar, mas não recebemos uma resposta. O departamento de publicidade da Amazon também não respondeu a um pedido de comentário.

Em seu site, a Vorys oferece consultoria para empresas que buscam eliminar a venda de produtos usados em lugares como o eBay em um artigo intitulado "Abordagem em três etapas para impedir vendas on-line não autorizadas no eBay". Veja um trecho:

Sob o que é conhecido como a Primeira Doutrina de Venda, uma vez que o proprietário de uma marca comercial ("a empresa") vende um produto, o comprador pode revendê-lo sem infringir a marca do proprietário. No entanto, a Primeira Doutrina de venda não se aplica quando um revendedor vende um bem de marca registrada que seja materialmente diferente dos produtos genuínos da empresa.

A jurisprudência estabeleceu alguns princípios importantes relacionados às diferenças materiais. Isso inclui que: 1) o limiar da materialidade é considerado "baixo"; 2) apenas uma única diferença material é necessária para dar origem a um pedido de violação de marca comercial; e 3) diferenças materiais não precisam ser diferenças "físicas".

Esta parece ser a base da reivindicação legal da Bethesda contra a Hupp. A Bethesda é uma empresa notoriamente litigiosa. Não está claro quantas cartas semelhantes foram enviadas para pessoas que vendem jogos usados on-line, mas a mensagem de voz de Vorys para os casos de jogos usados da Bethesda informa os chamadores a deixar detalhes com base na "carta recebida", como o nome da loja. Também agradece aos destinatários da carta se eles já cessaram as vendas do software da Bethesda.

Entendo os argumentos jurídicos em que a Bethesda está confiando e aceito que eles têm interesse legítimo em determinar como seus produtos são vendidos no varejo", disse Hupp em um e-mail à Polygon, "mas ameaçando clientes individuais com ações judiciais por vender jogos é um enorme alcance.
Bully Maguire
Bully Maguire #macmi

E quem disse que isso é problema meu?

Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,