.

No Brasil, 49% dos usuários acessam internet apenas pelo celular

Enviado por Catos, , 405 visualizações, 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original


De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2017, do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade a Informação), quase metade dos usuários de internet no Brasil acessam a rede apenas via celular.

Dos 120,7 milhões de brasileiros que têm acesso à internet, 49% faz acesso exclusivo pelo celular, 47% utiliza tanto celulares quanto computadores, e 4% usa exclusivamente o computador.

O uso único do celular é mais comum em pessoas de classe D/E, com 80%, e moradores de áreas rurais, com 72%.

A pesquisa indica que 19% domicílios conectados não possuem computador. Em 2014, este número era de apenas 4%.


"No Brasil, 33 milhões de usuários com renda mensal de até dois salários mínimos utilizam a Internet exclusivamente pelo celular, enquanto o uso simultâneo incluindo o computador foi realizado por 88% dos usuários da classe A", declarou o gerente da Cetic.br, Alexandre Barbosa. "O fator socioeconômico é preponderante. Aqueles que têm a possibilidade de escolher combinam o uso de mais de um dispositivo para acessar a rede, algo crucial para o desenvolvimento de habilidades digitais, especialmente no cenário de nova economia digital."


Em geral, o número de usuários cresceu de 61% em 2016 para 67% em 2017. Na classe A, este acesso chega a 99%, e 93% para classe B. Apenas 30% das classes D/E, por sua vez, acessam a internet.

O maior fator para ausência de internet em domicílios brasileiros é o preço da conexão, com 27% dos entrevistados considerando o serviço muito caro.

O Cetic.br é parte do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação de Ponto BR), que por sua vez é entidade do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).
Catos
Enviado por Catos
Membro desde
label