Banimento dos 47 jogos na Arábia Saudita é falso

#Notícia Publicado por el_asesino, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uaG9iYnljb25zb2xhcy5jb20vc2l0ZXMvbmF2aS5heGVsc3ByaW5nZXIuZXMvcHVibGljL21lZGlhL2ltYWdlLzIwMTUvMDEvNDQwODQ0LXdpdGNoZXItMy1vZmljaW5hcy1jZC1wcm9qZWt0LXJlZC5qcGc=

Durante a semana passada surgiram relatos que 47 jogos, incluindo GTA V e The Witcher 3, seriam banidos da Arábia Saudita depois de um jogo online ter levado ao suicídio de duas crianças.

Agora, e segundo o que foi apurado pelo [iurl=https://www.gamesindustry.biz/articles/2018-07-17-saudi-arabia-bans-47-video-games-following-reported-suicide-of-two-children]GamesIndustry.biz[/iurl], a história é, quase na sua totalidade, falsa. O meio avança ainda que os jogos em questão são restritos na região, mas não foram banidos coletivamente.

Segundo Nazih Fares, um especialista em localização na Arábia Saudita, a proibição de jogos no território é bastante raro "porque o Saudi General Commission for Audio-Visual Media (GCAM) trabalha diretamente com as editoras, ou através dos distribuidores oficiais," para que estes possam ser comercializados no país.

Tal como supramencionado, The Witcher 3 terá sido um dos jogos incluídos nesta alegada lista, mas o próprio Fares trabalhou na localização do jogo na Arábia Saudita:

"Por exemplo, no caso de The Witcher 3, o jogo foi localizado em árabe com legendas e idioma, mas com uma redução da nudez e outro tópicos culturais do jogo que poderiam ser problemáticos," disse.

Malek Teffaha, o chefe da localização da Ubisoft no Meio Oriente e Norte de África diz mesmo que o GCAM tem sido mais clemente nos últimos anos. Revelou ainda que, na altura, Far Cry 3 e Far Cry 4 foram banidos, mas que a situação acabou por ser resolvida. "A Ubisoft não tem um jogo banido nos últimos cinco anos, tirando Watch Dogs 2 e South Park," disse Teffaha.

A história original, e errada, foi avançada pelo Associated Press, meio que foi contatado pelo GamesIndustry.biz mas que não comentaram o assunto.

el_asesino
el_asesino