Após remoção de páginas, deputado fala em criar CPI do Facebook

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udGhlZW5lbXkuY29tLmJyL2VvdWtSYjBZVDZidHViU292Q0NYSFh5LXFDVT0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL0plcm9uaW1vLUdvZXJnZW4uanBn

Seguindo a remoção do ar de múltiplas páginas e perfis brasileiros acusados de espalhar notícias falsas pelo Facebook, Jerônimo Goergen, deputado federal pelo PP do Rio Grande do Sul, indicou que deseja criar uma "CPI do Facebook" para investigar as ações da rede social.

"Eu não posso de forma alguma admitir, em nome da democracia do Brasil, que uma empresa privada selecione aquilo que ela queira permitir que seja comunicado à sociedade", afirmou Goergen em um vídeo publicado ainda neste quarta-feira (25). Veja abaixo:

dUNXQWhJdGtyelU=

O deputado classifica ainda como "lamentável" a ação da empresa e indica estar "estudando a possibilidade" de colher assinaturas para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Além de deputado, Goergen é coordenador do Movimento Brasil 200, um dos grupos que teve o perfil excluído pelo Facebook. Ao Zero Hora, o deputado afirmou que deverá se encontrar com outros membros da Frente Parlamentar Brasil para avaliar a situação. "Não tivemos nenhum aviso prévio e quero entender a situação para não fazer algo precipitado", indicou.

Para ser implementada, uma CPI exigiria ao menos 171 assinaturas de deputados para ser instaurada. Depois de composta, com representantes de todos os partidos da Câmara, a comissão tem 90 dias para para realizar investigações sobre o tema em questão – o que pode incluir a convocação de testemunhas e representantes de empresas para falar sobre o caso. O procedimento, no entanto, pode ser prorrogado.

O Facebook excluiu, nesta quarta-feira (25), 196 Páginas e 87 Perfis no Brasil que violavam as "políticas de autenticidade" da rede social. Entre os grupos afetados está o Movimento Brasil Livre (MBL), que teve páginas de múltiplos membros suspensas pela rede social.

Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,