Não, a Sony nunca disse que o PS5 está a três anos de distância ou mais

#Notícia Publicado por BLACKanao, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcuaWJ4ay5jb20uYnIvLy8yMDE4LzA1LzIzLzIzMTI0MzA4NDc4NTc3LXQxMjAweDQ4MC5qcGc=

Após a reunião da Sony's Corporate Strategy Meeting (Reunião de Estratégia Corporativa da Sony), realizada em Tóquio há alguns dias, notamos vários artigos surgindo na Internet, alegando que a Sony disse ou sugeriu que a próxima plataforma PlayStation está a mais de três anos de distância.

Isto foi baseado em um artigo do Wall Street Journal e algumas declarações muito vagas feitas pelo CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, e pelo CEO da Sony Interactive Entertainment, John Kodera.

Yoshida-san mencionou que os três anos fiscais até 31 de março de 2021 seriam dedicados a conectar usuários e desenvolvedores com o PS4 como o núcleo do negócio. Kodera-san acrescentou que os mesmos três anos serão um período em que a PlayStation se preparará para um novo salto em direção ao crescimento futuro. Estas declarações provavelmente soarão familiares quando forem incluídas no nosso relatório do evento.

Os pontos que alegaram que o PlayStation 5 está a três anos de distância, ou até mais, interpretaram essas declarações como indicações precisas para a chegada do novo console, mas, na realidade, elas não estão diretamente relacionadas.

O número de "três anos" estava relacionado ao fato de que toda a Corporate Strategy Meeting (para a Sony como um todo e não apenas para o segmento de jogos e serviços de rede que representa o PlayStation) estava focada na "estratégia corporativa de médio prazo" da Sony, abrangendo os três anos fiscais entre abril de 2017 e março de 2021.

Todos os executivos envolvidos em todo o segmento de negócios da Sony (jogos, música, imagens, dispositivos móveis e semicondutores) falaram sobre os planos e expectativas para esses três anos. O prazo de "três anos" foi mencionado não porque a Sony espera lançar o PS5 além de março de 2021, mas apenas porque foi o tema de todo o encontro, para começar.

A única coisa que podemos extrapolar nessas declarações é que o PS5 não chegará muito em breve, porque é improvável que a PS4 continue sendo o centro do negócio por vários anos após o lançamento de seu sucessor.

Considerando a base instalada do console atual da Sony, é provável que continue a ser mais relevante para as receitas e lucros (que são o que esse tipo de evento voltado para investidores significa), especialmente no lado do software, mesmo depois do lançamentos do PS5.

A declaração de Kodera-san segue uma filosofia semelhante, já que ele provavelmente estava falando sobre crescimento em lucratividade, e não diretamente sobre uma mudança geracional.

O início de uma nova geração geralmente não é um período de crescimento na lucratividade devido aos investimentos mais altos e aos custos de fabricação. A menção de uma preparação de três anos para o crescimento futuro provavelmente implica que o lançamento do novo console virá em algum momento dentro desses três anos, provocando o crescimento depois, quando os custos de produção começarem a diminuir, e a maior parte do investimento inicial já foi feito.

Em um nível puramente especulativo, podemos inferir que as declarações de Yoshida-san e Kodera-san podem implicar que o PS5 será lançado em algum momento antes de março de 2021, não depois.

O repórter da Bloomberg Tech, Yuji Nakamura, é praticamente da mesma opinião depois de entrevistar Kodera-san, como ele mencionou no Twitter (via Resetera) discordando da interpretação do WSJ de que Kodera-san indicou uma espera de três anos pelo PS5 e esclarecendo que ele se recusou para a algum comentário específico sobre este tópico. Nakamura-san parece concordar com a visão amplamente compartilhada de que o console provavelmente está por volta de outono de 2020.

Claro, isso também é especulativo. A única coisa que sabemos com certeza é que a Sony não informou que o PS5 será lançado em três anos ou mais. Isso não significa que é impossível para a Sony esperar tanto tempo, mas o novo console simplesmente não foi o tópico das declarações de Yoshida-san e Kodera-san.

BLACKanao
BLACKanao
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque