.

Intel encerra linha de processadores Kaby Lake-X menos de um ano após lançamento

Enviado por Cristianogremista, , 963 visualizações, 0 comentários
Há quase um ano, a Intel anunciou dois processadores da linha Kaby Lake-X para overclockers. Eles tinham apenas quatro núcleos, exigiam uma placa-mãe cara, e não traziam muitas vantagens em relação a outros modelos.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Por isso, a linha Kaby Lake-X foi silenciosamente encerrada. Um documento oficial avisa que o Core i5-7640X e o Core i7-7740X serão descontinuados porque "a demanda de mercado migrou para outros produtos da Intel".

Os dois processadores foram feitos para entusiastas realizarem overclocking usando a plataforma HEDT da Intel. Ela exige placas-mãe X299 para garantir o fornecimento de energia ao chip e, assim, ajudar a atingir clocks mais altos.

No entanto, como explica a PC World, esses CPUs não têm vantagens perceptíveis em relação aos modelos Kaby Lake padrão - o aumento de velocidade é bem pequeno. Além disso, as placas-mãe X299 custam significativamente mais que modelos convencionais.

E, como o Kaby Lake-X só tem dois canais de memória, metade dos DIMMs na placa-mãe não são utilizados. Não faz muito sentido investir tanto dinheiro no Core i5-7640X com 4 núcleos e 4 threads - isto é, sem hyperthreading.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Quanto ao Core i7-7740X, ele perdeu qualquer competitividade quando a geração Coffee Lake chegou ao mercado. O novo Core i7-8700K tem preço semelhante, mas conta com seis núcleos (em vez de quatro) e clock mais alto em modo turbo.

A Intel vem se esforçando para concorrer com a linha AMD Threadripper, inclusive lançando um processador Core i9 com 18 núcleos - mas precisa tomar cuidado com essas falhas de estratégia.
Cristianogremista
Enviado por Cristianogremista
Membro desde
25 anos, Santa Rosa-RS
label