SteamSpy: alteração nos algoritmos permitirá a continuidade da ferramenta

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udGhlZW5lbXkuY29tLmJyL1ljZ0pMbUZIcHlKeE5YVkJIMEVMaHNOdzAtbz0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL1N0ZWFtU3B5RmVhdHVyZS5qcGc=

O recurso de inteligência de mercado de jogos para PC, SteamSpy, continua vivo. Seu criador, o desenvolvedor Sergey Galyonkin, está adaptando a ferramenta para um novo algoritmo que calcula as vendas de jogos para PC na plataforma de distribuição Steam com base em "dados coincidentes" de toda a internet. Galyonkin teve que fazer essa alteração depois que a Valve alterou a privacidade das bibliotecas de jogos de seus clientes por padrão depois de anos de exposição dessas informações por meio de sua API.

Em resposta a essa mudança de privacidade na época, Galyonkin disse no Twitter que o SteamSpy não teria os dados necessários para continuar operando. Agora ele diz que o site continuará, mas que precisa de algum tempo para preparar o algoritmo e integrá-lo ao site. Galyonkin disse que queria resolver esse problema depois que desenvolvedores independentes de todo o mundo procuraram por ele.

Recebi mais de duzentos e-mails e mensagens de desenvolvedores me dizendo como o SteamSpy melhorou suas vidas. Havia uma empresa independente de Berlim que conseguiu obter financiamento do governo para o seu título de nicho, porque eles tinham os dados para provar que esse nicho é grande o suficiente. O título foi lançado e foi bem sucedido.

- escreveu Galyonkin em um post em seu blog.

A necessidade de dados confiáveis ​​para permitir decisões inteligentes de negócios não está em questão. O problema, ao contrário, é que o mercado de jogos é tão grande e dinâmico que os modelos algorítmicos costumam ser imprecisos.

A boa notícia para o SteamSpy é que a nova matemática de Galyonkin parece capaz de fazer estimativas dentro de uma margem de erro aceitável... na maior parte do tempo.

Os desenvolvedores do Frostpunk acabaram de anunciar que o jogo vendeu 250.000 cópias e o novo algoritmo estimou em 252.000 cópias. [...] Não é muito preciso [no geral], para ser honesto.

Um grupo de desenvolvedores compartilhou seus dados de vendas com o Galyonkin. Ele tem os números de aproximadamente 70 jogos. Em 90% deles, o algoritmo conseguiu calcular suas vendas dentro de uma margem de erro de 10%.

Mas eu também vi algumas discrepâncias loucas, onde a diferença entre as estimativas e os dados reais poderia ser de cinco vezes.

O SteamSpy ainda continuará. Galyonkin desativou a maioria dos recursos do site enquanto ele faz algumas alterações e melhora seu sistema. Mas ele planeja reativar informações essenciais ao público assim que consertar tudo.

Anônimo
Anônimo