Microtransações em jogos vão gerar 50 bilhões de dólares em 2022

#Notícia Publicado por BLACKanao, em .

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Apesar de seu uso controverso, o sucesso das caixas de loot parece garantido, de acordo com um novo estudo preparado pela empresa de pesquisa de mercado Juniper Research.

De acordo com sua previsão, os jogadores gastarão em 2022 um valor próximo a 50 bilhões de dólares (cerca de 40,3 bilhões de euros na taxa atual) nas compras das chamadas caixas de loot e objetos cosméticos, um grande aumento comparado aos 30 bilhões de dólares gerados pelo setor no último ano.

A Juniper vaiainda mais longe e afirma que esse setor de rápido crescimento "criou um mercado de apostas não regulado", onde objetos cosméticos e outros bens virtuais são usados pelos jogadores para apostar ou serem negociados com dinheiro real em plataformas de terceiros como o Mercado da Comunidade Steam.

A empresa, na verdade, acusa a plataforma da Valve de não querer agir o suficiente sobre o assunto, "provavelmente", obtendo uma comissão pelas vendas de itens.

A preocupação da Juniper Research é especialmente focada em menores, citando um estudo que afirma que 11% dos jovens britânicos teriam feito apostas através do uso de objetos cosméticos e a proliferação de sites de propósito duvidoso.

Voltando à questão dos baús de recompensa, esta semana a EA alegou ter aprendido com seu erro com as "loot box" em Star Wars: Battlefront 2, enquanto Shadows of War eliminará os micropagamentos em maio.

Na Coréia do Sul, por outro lado, foi noticiado há alguns dias a sanção a várias empresas do setor, como a gigante Nexon, por um uso indevido de caixas de loot.

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