Pesquisadores conseguem baixar o cérebro de um verme para um computador

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9tZWRpYS5iZXRhemV0YS5jb20vZmF5ZXJ3YXllci8yMDE4LzAyLzEyMTUxNjAzL3JvYm90LTcwNzIxOV85NjBfNzIwLTcwMHgzOTQuanBn

Você já sonhou em poder viver para sempre?

Uma das teorias da ficção científica é que, no futuro, os seres humanos poderão descarregar seus cérebros para poder viver além do corpo biológico. Ou seja, falamos sobre imortalidade (de uma forma ou de outra). E agora isso já não soa muito como ficção.

Obviamente, há ainda um longo caminho a percorrer; mas um grupo de pesquisadores austríacos deu um passo na direção certa. Eles conseguiram replicar o sistema neural de um verme em um computador, e eles também conseguiram que ele obtivesse novas habilidades.

O verme artificial reagiu como o verme real aos estímulos. E não, ninguém o programou para isso: a informação necessária estava na rede neural que foi replicada nele. Ele sabia o que fazer exatamente como o verme original.

Os pesquisadores da Universidade Técnica de Viena conseguiram traduzir o sistema neuronal desse verme no código do computador. Então, eles o descarregaram em um computador e, assim, criaram um verme artificial. Mas não só isso: eles ensinaram-lhe novos truques, demonstrando que ele pode aprender sem adicionar programação; apenas graças ao sistema neuronal.

O verme artificial é um ser vivo?

Como mencionado acima; Uma das coisas mais impressionantes sobre esta experiência é que o verme artificial reagiu como um verme real. Não foi necessário programar para o computador / verme saber o que fazer e como reagir aos estímulos externos.

Isso levantou um interessante debate científico: o verme robótico, então, é um ser vivo? Ou simplesmente uma máquina? Afinal, estamos falando de uma criatura que responde aos estímulos e pode mesmo aprender.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jMS5zdGF0aWNmbGlja3IuY29tLzQvMzE3NC8zMDgxODE2NDExX2NjZmZkYWVhOGYuanBn

O verme cuja rede neural foi "clonada" em um computador é um Caenorhabditis elegans. Ele mede apenas um milímetro de comprimento e seu corpo é bastante simples. Não é a primeira vez que este tipo de verme tem sido usado em experimentos: também é usado para estudos sobre a obesidade, Alzheimer, anti-envelhecimento e estudos genéticos. Isso ocorre porque suas características o tornam um modelo experimental muito útil e interessante.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque