Híbrido de humano com ovelha é desenvolvido por cientistas

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Apesar de parecer bizarro, o experimento planeja "criar" órgãos com características humanas destinados para transplante

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5yZWRla3Jpb2wuY29tL2ltYWdlcy9Ob3RpY2lhcy9UZWNub2xvZ2lhL2NhbmNlci5qcGc=

Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, anunciaram que conseguiram introduzir com sucesso células humanas em um embrião de ovelha - após 28 dias de desenvolvimento, ele foi destruído.

O experimento, no entanto, nada tem a ver com o plano de criar um exército bizarro de seres metade ovelha, metade humano. Com essa nova técnica, os cientistas planejam uma revolução na medicina: caso as pesquisas avancem, seria possível "cultivar" órgãos com caracterísitcas humanas em animais, facilitando a oferta para transplantes.

Criada pelos cientistas, a quimera - nome dado a seres híbridos - possui mais de 99% de suas características com a de uma ovelha. Uma pequena parte das informações das células, entretanto, é humana. O caminho para desenvolver órgãos específicos em animais ainda é longo, mas os pesquisadores se animaram com a confirmação dessa possibilidade.

Não é a primeira vez que embriões híbridos são testados: em 2017, o primeiro embrião de porco com células humanas foi criado por pesquisadores do Instituto Salk, nos Estados Unidos.

A partir de técnicas avançadas de edição do genoma, os pesquisadores planejam desenvolver embriões de animais com características específicas. Eles já conseguiram, por exemplo, manipular embriões de ovelhas e porcos para que não desenvolvessem seus pâncreas. Com isso, seria possível introduzir células humanas e influenciar o crescimento do órgão com características comuns aos humanos.

Ainda há um longo caminho a percorrer, no entanto: além do enorme risco de rejeição do órgão transplantado, a comunidade científica também debate as implicações éticas da técnica. Afinal, seria correto criar "animais hospedeiros" apenas para serem utilizados como um banco de órgãos?

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque