4k e VR não é o foco da Nintendo, "Se fizermos o mesmo que outros, estamos condenados a morrer"

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzAzL05pbnRlbmRvLVN3aXRjaC1Kb3ktQ29uLTc0MHg0MTguanBn

PS4 Pro, Xbox One X e PC gamer são plataformas de jogos com hardware de ponta, que suportam resolução 4K, HDR (high dynamic range), virtual reality e outras tecnologias que só um hardware potente pode oferecer.

Já o Nintendo Switch não tem hardware potente o suficiente para excutar tais tecnologias em seus jogos, mesmo ele tendo sido lançado há cerca de dez meses.

Reggie Fils-Aime, o presidente da Nintendo of America, disse durante a E3 2017 que o mercado 4k ainda é escasso e que a Nintendo tem o objetivo de atingir um público mais popular.

Agora, Philippe Lavoué, gerente geral da Nintendo France, deu uma explicação mais clara sobre por qual motivo a Nintendo não adotou 4k/VR no Switch.

Nós somos muito pragmáticos. Você olha os fones de ouvido VR, tenho duvidas sobre sua capacidade de seduzir o público. E os consumidores não são pacientes com entretenimento, se você não conseguir oferecer uma solução completa.

Quanto ao 4K, devemos investir em uma tecnologia que não é amplamente adotada? Onde estão as telas de 4K hoje? Devemos investir antes que o consumidor tenha adotado a tecnologia? Não podemos investir em todos os lugares. E o que será novo em comparação com os concorrentes? Se fizermos o mesmo que os outros, estamos condenados 'a morrer'; pois somos menores do que eles. Com o Switch, temos o mérito de propor diferentes usos adaptados ao ritmo da vida dos usuários. A vantagem é poder encaixá-lo na sua vida diária. O uso de videogames torna-se assim menos excepcional, disse Philippe Lavoué ao site francês "LesNumeriques".

De fato, o mercado 4k ainda é escasso; mas as telas 4K estão, sem dúvida, muito mais comuns em 2018, a tendência é que esse mercado cresça nos próximos anos.

Embora, o foco da Nintendo seja se diferenciar da concorrência, inovando o jeito de jogar e focando nos seus excelentes exclusivos, um hardware mais potente facilita o trabalho dos desenvolvedores, evitando o corte usual de efeitos gráficos, resolução, texturas, taxa de frames etc. Além disso, muitos jogos deixam de chegar à plataforma devido ao seu hardware menos potente, embora o Nintendo Switch não esteja tão longe do Xbox One padrão/PS4 padrão em termos de potência bruta.

Ainda assim, o Nintendo Switch está vendendo bem acima das expectativas e recentemente se tornou o console de casa vendido mais rápido no Japão e nos Estados Unidos da América.

A entrevista aborda outros assuntos e pode ser lida na integra aqui

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque