Encontrar vida alienígena será muito mais difícil do que se pensava

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9yZXMuY2xvdWRpbmFyeS5jb20vbG1uL2ltYWdlL3VwbG9hZC9lX3NoYXJwZW46MTAwL2ZfYXV0byxmbF9sb3NzeSxxX2F1dG8vdjEvZ2FtZXNraW5ueWMvbS9hL3MvbWFzc2FuZ2FyYS1yYWNlLW1hc3MtZWZmZWN0cm9tZWRhLTEwMjR4NTgxLTZlNzE5LmpwZw==

Encontrar vida alíenigena pode ser muito mais difícil do que os pesquisadores pensavam, de acordo com um novo estudo alemão.

Os pesquisadores dizem que uma biossignidade proeminente - um sinal de vida - seria o ozônio de um planeta com uma atmosfera. Mas os especialistas determinaram que a detecção de certos gases seria quase impossível da Terra.

O ozônio é uma molécula que consiste em três átomos de oxigênio, que normalmente é sinal de vida. Na Terra, geralmente é produzido na atmosfera - daí o termo "camada de ozônio".

No entanto, isso pode ficar preso perto dos equadores de planetas potencialmente habitáveis, como Proxima b e os planetas TRAPPIST-1, tornando o gás extremamente difícil de detectar da Terra.

Um estudo principal liderado por Ludmila Carone, do Instituto Max Planck de astronomia em Heidelberg, da Alemanha, disse:

A ausência de vestígios de ozônio em futuras observações não significa que não haja oxigênio. Pode ser encontrado em lugares diferentes do que na Terra, ou pode estar muito bem escondido.

Mas ela acrescentou: "Todos nós sabíamos desde o início que a caçada à vida alienígena seria um desafio."

"Acontece que só estamos arranhando a superfície de quão difícil será".

Na Terra, o ozônio é distribuído em todo o planeta na camada de ozônio, o que ajuda a proteger a vida na Terra de radiação UV prejudicial ao sol. Mas os pesquisadores dizem que a situação provavelmente será diferente em planetas, como o Proxima b e os planeta TRAPPIST-1, uma vez que estão bloqueados por maré - o que significa que um lado do planeta sempre enfrenta o sol, então há um lado do dia e um lado da noite, que é as conseqüências de uma órbita muito apertada, onde uma viagem ao redor do sol para esses planetas dura uma média de 11 dias da Terra.

As simulações executadas pelos pesquisadores mostram que qualquer período orbital menor que 25 dias terrestres leva a uma concentração de ozônio ao longo do equador. Se o ozônio não estiver disperso em todo um planeta, então seria difícil de encontrar.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo