Apple é alvo de ações na Justiça dos EUA por fazer iPhones ficarem mais lentos

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMi5nbGJpbWcuY29tL2hfQ2Z4c3J1WGx5dXdSOHRpdmdMRVJ2SC1lWT0vMHgwOjE5ODB4MTA5NC8xNjAweDAvc21hcnQvZmlsdGVyczpzdHJpcF9pY2MoKS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE3LzA2LzI5L2lwaG9uZS1tb3NhaWMyLmpwZw==

A Apple passou a ser alvo de processos judiciais nos Estados Unidos nesta quinta-feira (21), após admitir que deixa iPhones antigos mais lentos deliberadamente para resolver o problema das baterias que se deterioram com o passar do tempo.

A empresa informou ter incluído mudanças nas atualizações de seu sistema operacional para lidar com as baterias de íon-lítio do iPhone, que, com o passar do tempo, dão menor autonomia aos aparelhos.

A empresa diz que o intuito era "oferecer a melhor experiência de performance para os consumidores". Só que, na prática, o recurso limita a performance do smartphone e o deixa mais lento, já que reduz a demanda do celular por energia nos picos de uso e impede que o telefone apague de repente.

O recurso foi liberado para:

  1. iPhone 6;
  2. iPhone 6 Plus;
  3. iPhone 6S;
  4. iPhone 6S Plus
  5. iPhone SE;
  6. iPhone 7;
  7. iPhone 7 Plus.

Consumidores que ficaram incomodados com a prática levaram a questão para a Justiça. Uma das ações coletivas foi protocolada em Los Angeles, na Califórnia, e diz pede indenização para os donos de iPhones 7 que se sentirem lesados, segundo o jornal "Chicago Sun-Times".

O outro processo surgiu em Chicago, no estado de Illinois, e já conta com a adesão de cidadãos dos estados norte-americanos de Ohio, Indiana e Carolina do Norte. Essa ação busca reparações para os donos de iPhone 5, iPhone 6 e iPhone 7, de acordo com o site TMZ.

Baterias

As baterias de íon-lítio passam por um processo natural de deterioração devido aos vários ciclos de carga e descarga. Nos dois casos, os íons migram entre os eletrodos positivos e negativos da bateria. Para fazer isso, atravessam o eletrólito, o material que forma a bateria.

Cada vez que os íons percorrem esse caminho, promovem mudanças na estrutura do eletrólito. Essas alterações provocam uma erosão do material, o que prejudica a capacidade de reter uma carga e de ser uma fonte de energia constante.

Para contornar esse processo natural, a Apple criou uma forma de o sistema operacional exigir menos capacidade de processamento.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil