PCI Express 4.0 é finalizado e promete velocidade de até 64 GB/s

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Foram mais de seis anos de trabalho, mas a organização PCI-SIG finalmente concluiu as especificações do PCI Express 4.0. Na prática, teremos aquilo que a gente sempre espera de uma atualização desse tipo: mais largura de banda. Para você ter ideia, uma placa de vídeo no novo padrão terá velocidade de até 64 GB/s (gigabytes por segundo).

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzEwL3BsYWNhLW1hZS1wY2llLTcwMHg0NjYuanBn

Estamos falando do dobro da capacidade do PCI Express 3.0, cujas especificações foram finalizadas em 2010 e servem como padrão da indústria até hoje. Chama atenção o fato de a versão 3.0 ter surgido quatro anos depois da 2.0 e as especificações 4.0 terem precisado de sete anos. O intervalo maior, de acordo com a PCI-SIG, é efeito principalmente das dificuldades técnicas para proporcionar o dobro de largura de banda e compatibilidade com as versões anteriores.

Mas agora está tudo ok. O PCI Express 4.0 traz, como prometido, aproximadamente 2 GB/s de largura de banda por linha (x1). Isso significa que dispositivos x16 podem alcançar taxa máxima teórica de 32 GB/s em cada direção. Como o padrão trabalha em modo full duplex (recebe e envia dados ao mesmo tempo), chegamos à taxa de 64 GB/s.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzEwL3BjaS1leHByZXNzLTUtc2xpZGUtNzAweDQ4Ni5qcGc=

Provavelmente não teremos placas de vídeo tirando proveito de todo esse potencial. Mas convém ressaltar que há cada vez mais dispositivos de armazenamento de alta performance trabalhando com PCI Express. É o caso, por exemplo, da recém-lançada linha Optane SSD 900P, da Intel, que tem opções com PCI Express 3.0. SSDs e afins deverão ser os mais beneficiados com o novo padrão, portanto.

Não vai parar por aí. Como mostra o slide acima, a próxima grande atualização não deve seguir o extenso intervalo de lançamento do PCI Express 4.0. A PCI-SIG quer publicar as especificações finais do PCI Express 5.0 já em 2019. A promessa é a de que padrão chegue à largura máxima de 128 GB/s.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS