3ª edição do Seminário de Artes Digitais acontecendo em BH no próximo dia 25 a 27 de outubro

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cud2VlYmx5LmNvbS9lZGl0b3IvdXBsb2Fkcy81LzcvOS8xLzU3OTEwMDU1L2N1c3RvbV90aGVtZXMvNDgxODIwNzIwNzExNDE4NTMxL2ZpbGVzL2ltYWdlcy9sYXlvdXRwYXJ0cy9sb2dvZWZ1bmRvYWFiLnBuZw==

Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2017, no auditório da Escola Guignard (UEMG), acontece o Seminário de Artes' Digitais (SAD). A terceira edição do evento tem como tema "Intermitências nas artes".

O 3º Seminário de Artes Digitais é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças, a partir de comitê de organização composto por membros de várias instituições (UEMG, CEFET-MG, UFSM, FAD/ICAT) e tem a curadoria de Pablo Gobira (UEMG) e Tadeus Mucelli (PPGArtes).

A partir do tema deste ano, serão abordados os seguintes eixos temáticos: imagens e interfaces tecnológicas; museus e preservação da memória; tecnopoéticas e memória; e realidades intermitentes.

No primeiro dia, 25 de outubro, quarta, acontecerá a conferência de abertura com a pesquisadora Maria Luiza Fragoso (UFRJ). A tarde será abordado o eixo temático "Imagens e Interfaces tecnológicas", por Suzete Venturelli(UnB), Wagner José Moreira (CEFET MG) e Marcos André Penna Coutinho (UFMG).

No segundo dia, 26 de outubro, quinta, serão discutidas na parte da manhã as "Realidades intermitentes" por Wander Melo Miranda (UFMG), Rosilane Mota (PucMinas; EBA/UFMG) e Fábio Oliveira Nunes (SP). Na parte da tarde serão discutidos "Tecnopoéticas e memória" por Alckar Luiz dos Santos (UFSC) e Claudia Kozak(UNTREF/Buenos Aires/LiteLat).

No terceiro dia, 27 de outubro, sexta, serão discutidos na parte da manhã, "Museus, exposições e interfaces artísticas" por Cleomar Rocha (UFG), Nara Cristina Santos (UFSM). Na parte da tarde, serão discutidos "Linguagens híbridas nas artes digitais" por Marco Paulo Rolla (UEMG), Amanda Martins (CEFET MG) e André Araújo Menezes (CEFET MG).

O SAD também fará o lançamento dos livros "Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas", de Pablo Gobira e Tadeus Mucelli(Orgs.), o livro "Design+ Arte, Ciência e Tecnologia: conexões teórico-praticas", de Débora Aita Gasparetto (Org.) e o livro "Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo", de Fábio Oliveira Nunes.

O evento tem a parceria do DESIGN+ (UFSM) e conta com apoio de ampla rede de colaboradores, bem como fomento da CAPES, da FAPEMIG e da PROPPG/UEMG.

Serviço

3º Seminário de Artes Digitais (SAD)

Data:25 a 27 de outubro de 2017

Local : Auditório - Escola Guignard

Rua Ascânio Burlamarque, 540

Mangabeiras / Belo Horizonte

Horários:

09:00 - 18:00

Informações: http://www.artesdigitais.art.br

Entrada franca – Inscrições prévias pelo site. Os participantes receberão certificado digital.

Mais Informações sobre os idealizadores:

O Laboratório de Poéticas Fronteiriças (Lab|Front) é um grupo de pesquisa (CNPq), de desenvolvimento e inovação no campo das relações entre arte, ciência e tecnologia. O Instituto Criativo em Arte e Tecnologia tem o propósito de atuar na gestão e desenvolvimento de pesquisas, atividades de formação e ensino de arte com base tecnológica. http://www.labfront.tk

O Local - Escola Guignard

Em 1944, Guignard, que chegou a Belo Horizonte trazido pelo então prefeito Juscelino Kubitschek, passa a dirigir a Escola de Belas Artes. Em seu livro "Memória Histórica da Escola Guignard", Antônio Moura afirma que foram muitas as dificuldades para implantação de uma escola modernista, mas Alberto da Veiga Guignard possuía grande liberalismo didático com extraordinários conhecimentos artísticos, que por si só bastavam para preencher um vazio infraestrutural no então chamado campo das belas artes.

Esse liberalismo didático proporcionou à sociedade belorizontina um salto cultural histórico, possibilitando-lhe grande evolução nas concepções estéticas. Os cursos de arte administrados pela escola, nesse momento histórico significaram um movimento cultural e uma nova concepção artística dentro dos padrões estéticos daquela época. Guignard preocupava-se com as qualidades artísticas de seus alunos, proporcionando-lhes a projeção humana que revelava um novo olhar sobre suas potencialidades e descobertas individuais. Como grande educador, formou artistas que repassam sua filosofia de ensino até os dias atuais.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque