Parceria entre Laramara e The Escape Game possibilita acesso de pessoas com deficiência visual aos jogos de fuga

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDAwNTcuanBn

Inédita, a parceria beneficia, inclusive, pessoas com perda total da visão, que poderão se divertir em todas as salas temáticas da casa: Drácula, Máquina do Tempo, Agente Secreto e Roubo a Banco

Desde a fundação do The Escape Game (http://www.theescapegame.com.br), na Vila Mariana, em janeiro, a direção se preocupa com a inclusão, em dar acesso a pessoas com deficiência aos divertidos jogos de escape. Agora a ideia tomou forma: o estabelecimento acaba de firmar parceria com Laramara - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual.

"Entramos em contato com a Laramara antes mesmo da inauguração, por conta das questões de acessibilidade física que seriam implantadas ainda na fase de construção da casa", conta Guilherme Robles Junior, sócio-proprietário. Logo nos primeiros dias de funcionamento, a Laramara fez uma visita técnica e participou da criação da acessibilidade no local, desde a fachada da casa, passando pela recepção, área de eventos e salas temáticas de jogos de escape. Os profissionais da associação deram orientações básicas aos colaboradores sobre como receber e atender pessoas com deficiência em geral.

Além das pessoas com deficiência visual, o The Escape Game proporciona acessibilidade às pessoas com deficiência física que usam cadeira de rodas. Oferece carro escalador, que dá acesso aos cadeirantes a toda área, inclusive externa, rampas e espaço de eventos (150m2), com bar, churrasqueira e cozinha equipada. A casa segue todas as normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABTN. Das quatro salas temáticas, duas têm acesso a cadeirantes: Roubo a Banco e Agente Secreto. As demais são Drácula e Máquina do Tempo.

Por meio da parceria, pessoas com deficiência podem se divertir com familiares e amigos nos jogos interativos, nos quais o grupo fica trancado em uma sala temática e tem que desvendar enigmas para conseguir a chave da saída. Os participantes devem se unir para decifrar códigos e descobrir pistas, no tempo máximo de 60 minutos. Cada sala apresenta um cenário bem realista de uma história específica, com passagens secretas e surpresas, o que torna a interação emocionante.

AVAL LARAMARA - Para firmar a parceria e ter o aval da Laramara nos jogos, duas pessoas com deficiência visual, um totalmente cego e outro com baixa visão, jogaram com quatro pessoas sem deficiência, nas quatro salas do The Escape Game. Foi um teste para saber se os jogos poderiam ser acessíveis a este público. Na ocasião, as pessoas com deficiência visual disseram que gostaram e se divertiram com os jogos e fizeram algumas observações para a melhoria da acessilibidade, que de pronto foram resolvidas pela direção da casa.

Entre o grupo da Laramara estavam o professor de Orientação e Mobilidade, João Álvaro de Moraes Felippe, que não jogou, mas participou da visita técnica e Renato José Silva, que apresenta um comprometimento parcial da visão e ocupa o cargo de revisor de textos em Braille na Associação: "Acredito que o jogo é funcional para o grupo em geral, muito interessante e totalmente possível às pessoas cegas", diz Silva.

As adaptações inseridas na casa foram homologadas pela instituição. "A Laramara é uma instituição de referência na deficiência visual e acredito que o grande benefício é ter colaborado com a inclusão em mais um segmento corporativo", diz João Álvaro de Moraes Felippe, da Associação. "Para nós, esta parceria é um imenso orgulho e a sensação de dever cumprido, de uma meta atingida", afirma Robles Junior. A partir de agora, o selo do Laramara estará presente em todos os materiais do The Escape Game, assim como no site e redes sociais.

Laramara é uma organização da sociedade civil, que visa apoiar a inclusão educacional e social da pessoa com deficiência visual: as pessoas cegas e com baixa visão, ou pessoas com deficiência múltipla associada à deficiência visual. É um centro de referência que desenvolve um trabalho em parceria com a família, escola, empresas e comunidade em geral para promoção do processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, em uma perspectiva sociocultural, assistencial, educativa, psicossocial e ecológica.

A Associação presta serviços de caráter socioassistencial, atendendo à seguinte tipificação: entidade de Atendimento, por meio do serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência (incluindo idosos) e suas famílias; Assessoramento e Defesa e Garantia de Direitos. As ações desenvolvidas estão estruturadas em serviços, programas e projetos oferecidos gratuitamente, de forma continuada e planejada. Fundada pelo casal Mara e Victor Siaulys, em 7/9/1991, já recebeu e beneficiou mais de onze mil usuários de todo o Brasil.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS - Um grupo da entidade Nossa Turma, criada em 1998, com o objetivo de levar lazer e entretenimento às pessoas com deficiência, também jogou no The Escape Game. Um total de 15 pessoas, 12 atendidas pela instituição e três monitores, jogaram nas salas Máquina do Tempo e Drácula. "O jogo tem um alto grau de dificuldade. No entanto, no esquema que articulamos com a casa, não colocando limites nas consultas e nas dicas, o jogo acabou sendo bem divertido para todos", conta Carlos Eduardo Hernández, conhecido como Cal, fundador e responsável pela Nossa Turma.

Nossa Turma- O objetivo é oferecer lazer, cultura e entretenimento às pessoas com deficiência, focando no trabalho dos distúrbios no processo de desenvolvimento intelectual. A entidade foi criada há 19 anos por Hernández, quando trabalhava como professor em uma instituição especial e percebeu que este público só tinha lazer com a família e não com grupo amigos. A entidade tem um grupo de monitores de áreas diversas - educadores, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros -, que atendem cerca de 30 pessoas com algum tipo de deficiência intelectual. Além dos passeios nos finais de semana, oferece um curso de cinema, sendo que anualmente um filme é finalizado em DVD.

THE ESCAPE GAME - As reservas podem ser feitas diretamente no http://www.theescapegame.com.br, pelo telefone 11 3135-5007 ou, ainda, pelo e-mail: [email protected]. O estabelecimento fica na rua Flávio de Melo, 273 – Vila Mariana – São Paulo/SP.Redes sociais -Facebook: The Escape Game BR e Instagram: @tegbrasil.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque