(NEW) Firewatch sofre com análises negativas na Steam após controvérsia de PewDiePie

#Notícia Publicado por Griffith, em .

Os fãs de PewDiePie estão a atribuir análises negativas na Steam a Firewatch após o conflito com a Campo Santo, a produtora do jogo.

Para quem não está a par da situação, depois de PewDiePie recorrer a um insulto racial durante uma transmissão em live, a Campo Santo decidiu tomar acções contra o Youtuber, afirmando nas redes sociais que ia preencher uma reclamação DMCA (direitos de autor) contra os vídeos de Firewatch feitos por PewDiePie.

Entretanto, embora alguns fãs estejam convictos que PewDiePie não fez nada de errado, o Youtuber publicou ontem um vídeo a pedir desculpa pelo insulto. No entanto, alguns fãs de PewDiePie acreditam que a Campo Santo deve um pedido de desculpas a PewDiePie e afirmam que a análise negativa só será retirada quando tal acontecer.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTcvYXJ0aWNsZXMvMjAxNy0wOS0xMy0wOS01My9OaWdnZXIucG5nL0VHMTEvcmVzaXplLzYwMHgtMS9xdWFsaXR5LzgwL2Zvcm1hdC9qcGc=

A situação é lamentável, desde o insulto utilizado por PewDiePie até esta reacção dos seus fãs.

NEW

Parece que as polêmicas envolvendo o youtuber PewDiePie, como é conhecido Felix Kjellberg, ainda não terminaram. Enquanto de um lado ele está sendo atacado e acusado de racismo, inclusive por um desenvolvedor, os fãs decidiram retaliar.

Após uma transmissão na qual PewDiePie utilizou uma palavra de cunho racista, o desenvolvedor Sean Vanaman, criador de Firewatch, entrou com uma ação legal de direitos autorais (o (DMCA ou Digital Rights Millennium Act) para retirar do ar todos os vídeos do youtuber contendo seu jogo, além de impedir que ele faça conteúdo de futuros lançamentos de seu estúdio, Campo Santo.

Os fãs de Kjellberg, no entanto, não gostaram disso e decidiram revidar fazendo reviews negativos de Firewatch no Steam (via PC Gamer), com textos como: "Pelo menos um dos desenvolvedores parece abusar de DMCA, sendo um SJW ["Social Warrior Justice" ou "Guerreiro da Justiça Social"] chorão que está usando leis de direitos autorais para remover vídeos incorretamente se o criador usa uma palavra que ele não gosta".

Outras análises negativas são justificadas com argumentos como: "História terrível, muito curto e desenvolvedores SJW. Jogo esquecível", "Os desenvolvedores apoiam censura, eu não" e "O fato do criador deste jogo realmente ter ido atrás PewDiePie é patético para caral***. Em vez de reclamar, ele devia arrumar essa por** de jogo. Pior história de todas".

Um dos exemplo, este mais sincero, disse que "este é um dos jogos mais lindos que existem. Curto, mas incrível. O atrai e o mantém intrigado do começo ao fim. No entanto, análise negativa porque o desenvolvedor é um bebê chorão, ativando remoção por DMCA por causa de palavras ofensivas".

Estes são apenas alguns exemplos das diversas análises negativas relacionadas à polêmica com PewDiePie que podem ser vistos na página oficial do jogo no Steam, sendo que a grande maioria é em inglês. Também é possível notar que muitos dos usuários jogaram o jogo por apenas alguns minutos, apenas para poder deixar o review negativo.

O título se mantém com média geral de análises "Muito Positivas", que é a grande maioria das mais de 26 mil pessoas que deixaram sua opinião. No entanto, a média recente, com mais de mil análises, está marcada como "Neutras", que é uma nota bastante baixa para os padrões da plataforma.

Vanaman chegou a dizer que estava arrependido de retirar os vídeos utilizando o DMCA para o Buzzfeed, já que "censura não é a melhor forma para opinar e se eu tivesse uma forma de entrar em contato com PewDiePie e remover o vídeo, eu provavelmente faria".

O próprio PewDiePie chegou a fazer um vídeo pedindo desculpas por utilizar a palavra, dizendo que não foi proposital e que se arrepende.

グリフィス
グリフィス #Griffith

捧げよ!捧げよ! 心臓を捧げよ!

, Shibuya,JP
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque