A situação de armazenamento do Switch não é tão fácil de resolver

#Notícia Publicado por Kang-O_Conquistador, em .

IMAGEaHR0cDovL25pbnRlbmRvZW50aHVzaWFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDkvbmludGVuZG8tc3dpdGNoLW1lbW9yeS1pc3N1ZS1hcnRpY2xlLTExNzB4NjU4LmpwZw==

O aspecto mais criticado sobre o Nintendo Switch é a falta de memória, com alguns indo até dizer que a Nintendo está arruinando os clientes, forçando-os a comprar cartões microSD para o console.

Os problemas de memória têm sido um problema comum desde a última geração, e com o aumento do tamanho dos jogos, até 500 GB ficam aquém do Xbox One ou do PlayStation 4.

Por exemplo, recentemente recebi como presente um pacote PS4 Slim que veio com três jogos sendo Horizon Zero Dawn , The Last of Us Remastered e Ratchet e Clank . No meu caso, decidi comprar uma cópia física de Tales of Zestiria , Final Fantasy XII The Zodiac Age e Kingdom Hearts HD 2.8 . Como estas são cópias físicas, meu primeiro pensamento foi que os jogos não deveriam ocupar tanto espaço na memória interna de 500GB, mas estava errado. Assim que inseri os discos, os seis jogos levaram um total de 205 GB: metade do disco, incluindo o espaço reservado pelo sistema operacional.

Não estou esperando tamanhos tão grandes com a maioria dos títulos para a Nintendo Switch; Até agora apenas alguns jogos digitais não caberão no sistema como Dragon Quest I-II e Resident Evil Revelations 2 '. Há também o caso da NBA 2K18 que foi confirmado que vai precisar de um cartão de memória extra para jogar, não há mais detalhes sobre o jogo. Podemos esperar dois resultados: o jogo vem com um código para download, o que significa que o jogo é superior a 25 GB, ou o desenvolvedor achou mais fácil liberar parte do jogo fisicamente e o resto como download, em vez de comprimir o jogo.

Os desenvolvedores não precisam se preocupar com memória para consoles domésticos, mas o Switch ainda é um dispositivo de mão.

Independentemente de como o problema é apresentado, vou apontar meu dedo e culpar a Nintendo por não prever dois problemas: os jogos para console doméstico são maiores que os jogos portáteis e os cartuchos caros farão que os desenvolvedores encontrem soluções para esquivar os custos mais elevados. Há ainda outro aspecto a considerar aqui, e é que os módulos de memória e-MMC utilizados no Switch têm um tamanho limitado. O site da Toshiba revela que a maior capacidade é de 128 GB, o que forçaria a Nintendo a escolher entre usar mais de uma unidade de memória ou alterar o design do sistema para suportar um SSD.

IMAGEaHR0cDovL25pbnRlbmRvZW50aHVzaWFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDkvbWljcm8tc2Qtc2xvdC1tZW1vcnktaXNzdWUtYXJ0aWNsZS5qcGc=

Levei um tempo para encontrar os preços dos módulos de memória e-MMC e, apesar disso, não posso ser totalmente preciso por causa da informação limitada disponível. Mesmo assim, podemos deduzir mais ou menos a diferença de preço entre os módulos de memória:

THGBMHG8C2LBAIL : Usado pela Nintendo, o modelo de 32gb vai até 15 dólares.

THGBMHG9C4LBAIR : Este modelo possui uma capacidade de 64gb, com preços até 30 dólares por unidade.

THGBMHT0C8LBAIG : Duplicando novamente, este 128gb é a capacidade máxima disponível disponível até 70 dólares por peça.

Considerando que a Nintendo quer vender unidades Switch para obter lucro e a diferença de preço dos módulos de memória, eu diria que eles têm duas opções viáveis: lançar um modelo de 128gb por US $ 350, (um preço que alguns consumidores achariam caro) ou um modelo de 64GB incluindo um Pro Controller por cerca de US $ 400.

Se eles decidissem, em vez disso, usar SSDs, um custo maior não seria o único fator, mas também um redesenho do sistema para torná-lo adequado. No entanto, não deve haver uma grande diferença se eles foram com um modelo de 1.8 "(mSATA). Apesar de não haver uma grande diferença de preço entre o eMMC e o SSD para unidades de 128gb, eles poderiam se beneficiar com os cartões com mais espaço.

Mantendo a Toshiba como fabricante em mente, uma unidade de 256gb custa cerca de US $ 100 . Não soa ruim ter Switch $ 399 com 256GB de memória interna, certo? Infelizmente, sim. Do ponto de vista do cliente, por que eu prefiro pagar US $ 100 por um adicional de 96 GB quando eu poderia comprar um cartão microSD de 128 GB por metade do preço? Isso deixa a Nintendo em uma situação apertada, já que sua única solução seria incluir o módulo eMMC de 64 GB e obtendo um lucro menor ou mesmo uma pequena perda, o que vai exigir remover o custo de algum outro lado, como fazer uma dockStation mais barata, por exemplo.

Enquanto as unidades HDD são mais baratas, elas não são fáceis de serem incluídas em dispositivos móveis, pois há mais contras do que benefícios.

O próximo dilema é que, se a Nintendo não pode fazer nada sobre isso, que solução eles podem oferecer para facilitar?

Adicionar dois slots permitiria ter mais espaço sem ficar estourar o orçamento.

Nesse caso, adicionar outro slot microSD aumentaria o tamanho sem deixar o preço ficar mais saldo. Aqui, o usuário teria a opção de usar um cartão primário, usado pelo sistema que não pode ser trocado, e um cartão secundário que pode ser removido e ainda ser usado para manter os jogos. Para ser sincero, acho interessante que a Nintendo não tenha pensado em medidas sobre esse problema. Talvez não tivessem tempo, ou talvez não se importassem.

E se pensarmos bem sobre isso, o Nvidia Shield - que você pode considerá-lo o antecessor do Nintendo Switch - também enfrentou o mesmo problema. Olhando para três portos na Google Play Store, achamos que Metal Gear Rising: Revengeance, Tomb Raider e Resident Evil 5 são 5.5gb cada. Isso é mais do que a memória interna de 16 gb do dispositivo.

O Nvidia Shield, foi anunciado em 2013 como sendo o dispositivo de jogos móveis mais poderoso já fabricado, mas compartilhou um problema semelhante.

IMAGEaHR0cDovL25pbnRlbmRvZW50aHVzaWFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDkvbnZpZGlhLXNoaWVsZC1tZW1vcnktaXNzdWUtYXJ0aWNsZS5qcGc=

Então, sim, com a situação atual, a Nintendo não pode fazer nada sem aumentar o preço do aparelho ou sacrificar o lucro. Os usuários ficam com um limite de armazenamento (mesmo que mais de um slot microSD esteja disponível) e a maioria dos desenvolvedores não está interessado em manter o tamanho de seus jogos baixos. Será interessante ver quantos jogos do Switch exigirão um cartão microSD à medida que o console continua a avançar.

Kang-O_Conquistador
Kang-O_Conquistador
Publicações em Destaque