A melhoria do desempenho da Nvidia por geração caiu de 70% (pré-2010) para 30% (pós 2010)

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5udmlkaWEuY29tL2NvbnRlbnQvdGVzbGEvaW1hZ2VzL3Rlc2xhLXAxMDAtaGVhZGVyLmpwZw==

O Youtuber "AdoredTV" compartilhou dois vídeos interessantes, destacando o histórico das placas gráficas GeForce da NVIDIA.

Nesses vídeos, AdoredTV nos mostra um gráfico detalhando a melhoria de desempenho por geração das GPUs da NVIDIA. E, como podemos ver, a melhoria do desempenho foi significativamente reduzida.

Antes de 2010 e, com exceção da NVIDIA GeForce 9800GTX, os jogadores de PC poderiam esperar que uma nova placa gráfica de alta qualidade fosse mais rápida em 70% do que a sua antecessora (porcentagem média).

Não só isso, mas, em alguns casos, os jogadores de PC receberam placas gráficas que eram mais de 100% mais rápidas do que suas ofertas de geração anterior. Duas dessas placas gráficas foram a NVIDIA GeForce 6800Ultra e a NVIDIA GeForce 8800GTX.

No entanto, e como podemos observar no gráfico a seguir, estes dias de diferença de desempenho foram severamente reduzidos.

Novas GPUs high-end já não oferecem um aumento de desempenho superior a 50% (felizmente, a GTX1080 foi uma exceção), com o aumento de desempenho desses últimos anos com uma média de cerca de 30%.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kc29nYW1pbmcuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA5L3g4MC1nZW5qOWFyZC5wbmc=

Mas por que dessa decaída de desempenho entre as gerações?

A razão por trás dessa diminuição é bastante óbvia.

Para iniciantes, a AMD não pode acompanhar a NVIDIA. Devido à falta de concorrência, a NVIDIA não sente a pressão para liberar uma placa gráfica que seja muito melhor do que a oferta de geração anterior. Obviamente, esse não foi o caso há uma década, quando a ATI conseguiu competir e superar as placas gráficas da NVIDIA.

Não só isso, mas a NVIDIA vem lançando várias versões de suas GPUs de ponta. Hoje em dia, estamos obtendo uma versão reduzida de GPU high-end (GTX980 e GTX1080 são exemplos disso), uma versão Titan que é demasiada cara e uma versão high-end adequada (GTX980Ti e GTX1080Ti).

Como tal, a NVIDIA aumenta gradualmente o desempenho por versão, dando assim a impressão de que todas as novas GPUs NVIDIA que aparecem são visivelmente mais rápidas do que as anteriores.

Abaixo os vídeos de AdoredTV com o histórico das GPUs GeForce da NVIDIA.

X2o2VGlTZEtUMEE=

SmQxYnA5ZVNmd28=

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque