.

Veja as especificações e velocidades completas da linha Intel Core i9

Enviado por Turokrj, , 1863 visualizações, 0 comentários
Novos microprocessadores terão vida dura para enfrentar a rival AMD com o Threadripper.


Clique para ver a imagem em tamanho original


A Intel revelou nesta semana os detalhes finais sobre os seus microprocessadores Core i9. Anunciada originalmente em maio, a família Core X-series, da Intel (também chamada de Core i9) ainda tinha diferentes informações não confirmadas, incluindo velocidades de clock do Core i9-7920X de 12 núcleos e modelos superiores, assim como a energia térmica de projeto TDP (thermal design power).

Agora a fabricante preencheu esse buraco ao revelar mais informações sobre o Core i9-7920X de 12 núcleos, que chega em 28 de agosto aos EUA, e dos modelos de 14, 16 e 18 núcleos, com lançamento previsto para 25 de setembro naquele país.

Talvez o mais importante de tudo é que agora sabemos o quão rápidos serão os novos chips da Intel. Quando a fabricante revelou que o Core i9-7920X de 12 núcleos tinha 2.9GHz – mais lento em comparação ao rival AMD Threadripper – muita gente na Internet foi 'a loucura. Agora sabemos que isso também vale para o restante da linha Core i9, mas com um "alerta".

Veja abaixo as velocidades dos chips top de linha Intel Core i9:

  1. Core i9-7980XE (18 núcleos, 36 threads): 2.6GHz; Boost, 4.2GHz até 4.4 GHz
  2. Core i9-7960X (16 núcleos, 32 threads): 2.8GHz; Boost, 4.2GHz até 4.4 GHz
  3. Core i9-7940X 14 núcleos, 28 threads: 3.1GHz; Boost: 4.3GHz até 4.4GHz
  4. Core i9-7920X (12 núcleos, 24 threads): 2.9-GHz; Boost: 4.3-GHz até 4.4GHz


Vale notar que as velocidades de boost são referentes 'a tecnologia Turbo Boost 2.0 e 3.0, da Intel. Neste caso, os números do boost estão ligados 'a frequência dual-core mais rápida que pode ser atingida. Caso você vá comprar um desses chips, no entanto, é provável que tentará alcançar o desempenho máximo.

Essencialmente, tanto a Intel quanto a AMD podem alegar possuir o processador mais rápido. Isso porque as velocidades base de clock do Threadripper são maiores, enquanto que as velocidades de boost da Intel podem chegar mais alto. Também é importante notar que, enquanto o Threadripper consome 180 watts, mesmo os modelos mais rápidos do Core i9 possuem uma TDP mais baixa, de 165 watts, segundo a Intel.

Outro ponto que é importante destacar é que a Intel manteve seus preços iguais – dando assim uma vantagem para a AMD. Será que a Intel acredita que o Core i9 vai superar o Threadripper em desempenho, justificando assim seu preço mais alto? Certamente é o que parece.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Por que isso importa


Agora que vimos as velocidades finais da Intel, sabemos que, no papel, o Core i9 será mais rápido em aplicações com threads mínimos, como games tradicionais. O Core i9 também irá consumir menos energia. Mas a AMD ainda tem uma vantagem e tanto em termos de preço, e é provável que o Threadripper conseguirá alcançar o rival em processos com multithreads.
Turokrj
Enviado por Turokrj
Membro desde
46 anos, Danger de Janeiro
label