Pela 1ª vez na Bahia, Campus Party começa nesta quarta com 4 mil 'campuseiros' e expectativa de receber 40 mil visitantes

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMi5nbGJpbWcuY29tL2plMXg1UlhGQlh1U3dVSjlGeE0zOUFJa3hmaz0vMHgwOjQyODh4Mjg0OC8xMDAweDAvc21hcnQvZmlsdGVyczpzdHJpcF9pY2MoKS9pLnMzLmdsYmltZy5jb20vdjEvQVVUSF81OWVkZDQyMmMwYzg0YTg3OWJkMzc2NzBhZTRmNTM4YS9pbnRlcm5hbF9waG90b3MvYnMvMjAxNy9hL0kvMWcza2E5VEFhZHIxMWcwbVFrVXcvMzQ5NjAyMDE2NTAtNDY1NDgzMzIzYS1vLmpwZw==

Pela primeira vez na Bahia, a Campus Party, que é considerada a maior experiência do mundo na área de tecnologia e inovação, começa nesta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Ao todo, serão cinco dias de evento. Do ponto de vista internacional, é a primeira vez que feira ocorre em um estádio de futebol.

Os ingressos para os "campuseiros", como são chamados os participantes do evento que têm circulação por todos os espaços, já estão esgotados. Entretanto, existe uma área gratuita aberta para o público, chamada de "Open Campus", com atrações de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Segundo a organização, são esperados quatro mil campuseiros e mais de 40 mil visitantes. [Veja no final da reportagem algumas das atrações da "Open Campus"]

Na quarta-feira (9), os campuseiros já começam a se envolver em uma série de atividades, que só terminam no domingo (13). Eles irão participar de palestras, workshops, hackathons [maratona de programação], atividades nas bancadas com acesso à internet de alta velocidade e jogos no Freeplay. Ao total, o espaço receberá 250 horas de conteúdo. A estrutura contempla também o camping, que conta com 2.500 barracas.

Já a "Open Campus" irá funcionar na quinta e na sexta (10 e 11), das 10h às 21h, e no sábado (12), das 10h às 18h.

A Campus Party Bahia terá como tema principal a Inovação Produtiva e acontece por uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Telebrás.

A Campus Party é um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com 524.743 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador.

O evento está presente no Brasil há dez anos e, em 2017, terá edições também em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul.

'Open Campus'

Na área gratuita da Campus Party, os participantes irão poder interagir com uma série de simuladores, acompanhar a etapa "Bahia do Campeonato Brasileiro de Drones" para profissionais, além de conhecer protótipos de trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras. Pela primeira vez, a Campus Party contará com uma área atrações destinada, exclusivamente, para as crianças, com jogos, apresentações teatrais, entre outras atividades.

Veja lista de atrações da Open Campus:

Etapa Bahia do Campeonato Brasileiro de Drones: Evento terá mais uma etapa do campeonato brasileiro de drones que contará com a presença de pilotos profissionais. Além disso, nos horários que não estiver ocorrendo o campeonato, aqueles que já têm alguma noção de pilotagem de drones poderão testar suas habilidades nessa mesma pista.

Campus Kids: O espaço funcionará nos dias 10 e 11 de agosto (quinta e sexta), das 10h às 20h, e no sábado (12), das 10h às 18h. Voltado para as crianças entre 5 e 12 anos, ocupará uma área de 100 metros quadrados e contará com 10 horas de programação diária. Dentre as atividades, os pequenos terão acesso a um parque lúdico com futebol de robôs, autorama e realidade virtual.

Também estão previstas oficinas com temas como: Programação em Minecraft, Criação de Games 2D, Realidade Aumentada e Criação de Robôs. As oficinas ocorrerão três vezes ao dia, às 10h30, 15h e 17h30. As turmas serão fechadas de acordo com a ordem de chegada.

Além disso, a programação também contará com apresentações teatrais e contações de história, além dos bate-papos com youtubers, escritores mirins e programadores.

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR): A etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica vai reunir times de estudantes dos ensinos fundamental, médio ou técnico em desafios usando robôs. As competições acontecem durante os dias 10, 11 e 12 de agosto, das 10h às 17h. Serão 407 alunos, entre 8 e 18 anos, de 44 escolas privadas, bem como públicas federais, estaduais e municipais. Duas equipes serão selecionadas e seguirão para a próxima etapa, em Curitiba, entre 7 e 10 de novembro. A classificação será para a RoboCup, maior competição de robótica do mundo.

Fórum Universidade Empreendedoras: Acontece no"Palco Empreendedorismo" e tem como objetivo debater as transformações atuais e tendências de futuro propondo melhorias e soluções para as universidades brasileiras. Especialistas de diversos setores da sociedade (empresários, gestores públicos, empreendedores sociais, etc) se reunirão com atores representativos das universidades (reitores, gestores, professores e alunos), para em conjunto, proporem ideias para as instituições de ensino brasileiras.

Simuladores: A área de simuladores contará com uma série de opções, incluindo algumas de realidade virtual. Entre os destaques, estão simuladores de asa delta, helicóptero, carro de F1 e avião de caça.

Startup & Makers: Espaço para conhecer as ideias e tecnologias que podem muito em breve fazer parte do nosso dia a dia, como também para acompanhar palestras sobre empreendedorismo. São startups de segmentos como agrícola, saúde, financeiro, estética, pet, turismo, e-commerce, esportivo, serviços domésticos, automotivo, entre outros.

Campus Future: Mostra de 20 projetos acadêmicos desenvolvidos nas salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e em centro de pesquisas de todo o Brasil. De forma interativa, os visitantes podem se divertir e experimentar os protótipos criados pelos estudantes.

Espaço Multiuso: Funcionará entre os dias 10 e 12 de agosto e oferecerá ao público uma série de atrações, como palestras sobre games, comportamento, ciência, educação e inteligência artificial.

Holografia: Entre os dias 10 e 12 de agosto, o público poderá se divertir com projeções de vídeos transformados em holograma. As apresentações ocorrerão entre 10h e 20h e os temas serão surpresa.

Espaço Fazedores: Nesse espaço, serão realizadas dezenas de oficinas com o objetivo de promover a cultura maker no Brasil e mostrar aos visitantes o que significa colocar a mão na massa, aprendendo e se divertindo muito no processo.

Serviço:

Campus Party Bahia

Edição Inovação Produtiva

De 9 a 13 de agosto de 2017

Arena Fonte Nova

Salvador – BA

Open Campus: Dias 10 a 11 de agosto de 2017

Horário: das 10h às 21h (com circulação até as 22h)

Dia 12 de agosto de 2017

Horário: das 10h às 18h (com circulação até às 19h).

Mais informações: http://brasil.campus-party.org/bahia

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.