Google Play vai penalizar apps que são lentos ou que travam constantemente

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

A busca de aplicativos no Google Play leva em consideração inúmeros fatores para ordenar os resultados, incluindo até mesmo a quantidade de desinstalações. Agora, o Google está adicionando dois fatores bem importantes: estabilidade e desempenho.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA4L2FuZHJvaWQtZmFsaGEtNzAweDM5NC5qcGc=

Em um anúncio aos desenvolvedores, o Google afirma que metade das avaliações de uma estrela, por incrível que pareça, não são brasileiros que prometem dar mais estrelas depois: são reclamações quanto à estabilidade do aplicativo, incluindo "consumo de bateria excessivo, tempos de carregamento lentos e falhas".

Por isso, aplicativos que apresentam falhas constantemente ou prejudicam o desempenho do aparelho tenderão a aparecer em posições mais baixas na busca do Google Play. Isso basicamente força as empresas a prestarem mais atenção nesses pontos e incentiva que mais "aplicativos de qualidade", como diz o Google, sejam lançados.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuYXBwdGljbGVzLmNvbS9ibG9nL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE2LzA2L2dvb2dsZS1wbGF5LW5hbWUtMTkyMC5qcGc=

Para quem é desenvolvedor, o próprio console do Google Play mostra os dados de desempenho e falhas dos aplicativos - incluindo a taxa de erros, lentidões ou engasgos em animações, e número excessivo de wakeups, que prejudicam a duração da bateria. O Busuu, um aplicativo de ensino de idiomas, conseguiu aumentar sua média de 4,1 para 4,5 estrelas depois das otimizações, segundo o Google.

A mudança vale para o Google Play no mundo inteiro e será implementada gradativamente durante os próximos dias.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque