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Com a resolução 4K a ponto de se tornar o padrão para muitos jogadores de console e PC, o canal do YouTube, Linus Tech Tips, decidiu empurrar esse assunto mais além, a equipe do canal empenharam-se em um PC monstruoso que fosse capaz levar os jogos a 16K, uma resolução que entra em 15360x8640 ou cerca de 132 milhões de pixels.
E parece que eles conseguiram, até certo ponto.
O experimento teve alguns contra-tempos durante o início, como seria de esperar; mas no final, a equipe de Vancouver conseguiu fazê-lo correr, graças a alguma ajuda da Nvidia e da Acer. O sistema foi customizado usando placas gráficas de grau não consumidor, uma grade quantidade de cabeamento e 16 monitores G-Sync compatíveis com 4K, fornecidos pela Acer.
O sistema usou o seguinte hardware para alcançar esse feito:
- Quatro placas de vídeo Nvidia Quadro P5000
- Placa-mãe ASUS Rampage 5 Edition
- CPU Intel Core i7 6900K
- 32GB de RAM Corsair DDR4X
- Placa Nvidia Quadro-Sync 2
Quanto ao custo do sistema, se não fosse fornecido pelas empresas? Você está olhando para um preço relativo de cerca de US$ 12.000, apenas para o hardware, como mencionado acima; para não mencionar o custo de executar o sistema, visto que apenas a matriz do monitor consumiria 1100 watts de energia, como apontado pela equipe.
No final, o sistema conseguiu executar Minecraft e Half-Life 2 em um muito respeitável 40 a 50FPS; No entanto, os jogos que exigiram um pouco mais de oomph como Rise of the Tomb Raider funcionaram com apenas um quadro por segundo neste sistema em configurações de baixa qualidade. Civilization V conseguiu humildemente 20FPS, para não mencionar ter a menor UI graças à resolução, tornando-o apenas jogável.
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