Denuvo foi usado no Sonic Mania na Steam

#Notícia Publicado por meganinja, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50c3N6bmV3cy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTYvMDgvbWFuaWFfYXJ0X2hlYWRlci0xNDQweDU2NF9jLmpwZw==

O que pretendia ser um dos lançamentos mais bem sucedidos de um jogo do Sonic em décadas foi transformado em uma polemica a partir da descoberta de que a ferramenta polêmica de gerenciamento de direitos digitais Denuvo foi encontrada em Sonic Mania, um jogo desenvolvido por talentos em grande parte tendo o histórico de criação de fangames e comunidades de modificação do Sonic, no qual essa tecnologia busca frear.

Muitos usuários que baixaram o Mania após seu lançamento no Steam ao meio dia, horário do leste dos EUA, notaram hoje que a tecnologia Denuvo Anti-Tamper faz parte do pacote de download. Vindo junto da noticia que a SEGA "não tem planos atuais" de adicionar o suporte da Steam Workshop à Mania, de acordo com um Tweet de Aaron Webber.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzJUemhyY1oucG5n

Um outro Tweet também mostra que Denuvo, no mínimo, proíbe os jogadores de desfrutar Mania sem uma conexão à Internet ativa, a não ser se um fix (feito pelos próprios jogadores) concerte isso.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL21lZGlhL0RJYW5fVE5Wd0FBcklKNi5qcGc6bGFyZ2U=

Os críticos de Denuvo falaram de outros pontos negativos para a tecnologia, incluindo a possibilidade de criptografia constante e decodificação que danífica os discos rígidos comuns e reduz o tempo de vida dos SSDs. Seu desenvolvedor, Denuvo Software Solutions, nega essas alegações.

Além disso, Denuvo não é à prova de fogo. Vários jogos que vieram com ele foram crackeados para contornar a tecnologia. O mais recente é White Day : A Labyrinth Named School da Sonnori Corp, lançado apenas na semana passada. Alguns editores e desenvolvedores optaram por remover Denuvo após os clamores da comunidade.

A comunidade já estava recosa sobre a potencial inclusão do Denuvo quando mania pra PC foi adiado por algumas semanas em um anuncio que foi feito apenas em alguns dias antes do lançamento em consoles.

Embora as revisões sobre Steam permaneçam Ligeiramente positivas (72% de 1,316), muitas das observações negativas (quase 500 revisões) na página do produto da Mania citam diretamente o Denuvo como motivo.

Mania é o quarto título da Sega para que a tecnologia foi empacotada com o download de um PC. Dois jogos Warhammer e um do Football Manager também vem com o sistema.

meganinja
meganinja
Publicações em Destaque