Fonte Calibri, da Microsoft, é usada como prova em escândalo de corrupção

#Notícia Publicado por rbmarques, em .

Nawaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão, está sendo investigado por tirar proveito ilegal de sua posição política desde a década de 90. Uma das evidências de corrupção envolve a fonte Calibri, usada amplamente pela Microsoft.

Investigadores alegam que Maryam Nawaz, filha e herdeira do primeiro-ministro, falsificou documentos para ocultar que é dona de imóveis no exterior. Os documentos de 2006 apresentados por ela estão na fonte Calibri, que só foi adotada pela Microsoft como padrão em 2007.

Obviamente, há diversas outras provas listadas pela investigação, porém esta é a mais curiosa. Ela não é totalmente sólida: como lembra o Engadget, a Calibri foi criada em 2004 e estava disponível para download desde 2005. Ela se tornou a fonte padrão no PowerPoint, Excel, Outlook e WordPad dois anos depois.

Então existe uma chance de que Nawaz tenha baixado a fonte. Mas até Lucas De Groot, o criador da Calibri, duvida disso: "por que alguém usaria uma fonte completamente desconhecida para um documento oficial em 2006?", diz ele ao jornal paquistanês Dawn.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA3L25hd2F6LXNoYXJpZi1wYXF1aXN0YW8tNzAweDQxNC5qcGc=

Nawaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão

Sharif está sendo investigado por uma equipe que envolve policiais, militares e reguladores do sistema financeiro. Com a divulgação dos Panama Papers em 2016, surgiram diversas evidências contra o primeiro-ministro.

Este foi o maior vazamento de documentos confidenciais da história, todos do escritório jurídico Mossack Fonseca. São 2,6 TB de dados que revelam uma rede de empresas offshore, comumente usadas para lavagem de dinheiro.

Sharif e sua família foram implicados no escândalo. O primeiro-ministro é acusado de perjúrio, ocultação de patrimônio e falsificação de documentos. Os partidos de oposição pedem sua renúncia; enquanto o ministro da defesa do Paquistão classifica a investigação como "lixo" e cheia de falhas.

Outras fontes: Engadget, e The Next Web

Rafael Barros
Rafael Barros #rbmarques
, Várzea Grande - MT
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque