Adeus, Intel: Samsung está prestes a se tornar a maior fabricante de chips do mundo

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudGFibGV0b3dvLnBsL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE2LzA1L1NhbXN1bmctSW50ZWwtbG9nby5wbmc=

O mercado de dispositivos móveis e a alta no preço dos chips de memória, de acordo com alguns analistas, promoverá uma reviravolta na história, a Samsung ultrapassará a Intel como principal fabricante de chips do mundo. Enquanto a Intel ocupou esse posto nos anos 90, através de CPUs para computadores, mais precisamente com o lançamento do "meteórico" Pentium, a gigante sul-coreana assumiria esse posto não por causa da produção dos seus SoCs Exynos, mas sim pela sua grande participação no mercado de chips de memória.

Em entrevista ao Korea Times, CW Chung, analista da Nomura Securities, disse que na era móvel a demanda por DRAM e SSDs aumentou consideravelmente, mais rápido do que a procura por CPUs. Se nos anos 90 a Intel se consolidou como fabricante de chips pela formação do mercado de computadores domésticos, a Samsung colhe hoje os frutos da revolução móvel.

A alta na demanda também é responsável pelo aumento nos preços que vemos hoje, com a escassez de chips Flash Nand (quem está interessado em comprar um SSD ou memória RAM já deve ter percebido como os preços subiram). O preço de venda dos chips DRAM subiu 25% no primeiro semestre do ano e 15% no caso dos chips NAND. A previsão é que, no segundo trimestre do ano, a Samsung fature US$ 15,1 bilhões em vendas de chips, contra US$ 14,4 bilhões da Intel.

Além de assumir a primeira posição como fabricante de chips, a tendência é que a Samsung se mantenha, no mínimo, pelos próximos seis meses. A empresa IC Insights diz que a demanda por chips aumentará com o lançamento do próximo iPhone.

Além da produção de chips, a Samsung conseguiu fazer frente a Intel em outro quesito, a consolidação como fabricante de processadores móveis, com a linha Exynos, feito que a Intel não conseguiu, e que culminou na saída da gigante de Santa Clara desse mercado.

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,