Foi lançado o SteamOS 2.117, baseado no Debian 8.8 com Kernel e drivers atualizados

#Notícia Publicado por Comediantewm, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly8xLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tNEV5c0hFRzNpWUEvV0FnWDMyUVVSZ0kvQUFBQUFBQUFRWmsvdHNVN0JfZHM4bm9tVFhlYWNHZ2l5T1hlWWhIemxkb0l3Q0xjQi9zMTYwMC9zdGVhbW9zLW1pbi5wbmc=

Seis meses após o lançamento da última versão estável, a 2.98, a Valve finalmente anunciou mais uma nova a atualização para a série estável do seu sistema operacional, o SteamOS 2.117, que segue os passos do beta lançado há duas semanas. Trata-se de uma das maiores atualizações já lançadas até agora, trazendo todas as novidades dos repositórios do Debian Stable, porém, oferecendo o Linux 4.11, a versão mais recente e estável do kernel, o que deve ajudar no suporte a novos hardwares.

Além disso, como aconteceu também com a última versão beta do sistema operacional, esta nova versão estável, além de ser baseada no Debian 8.8 "Jessie", também traz a biblioteca de gráficos 3D Mesa 17.0.4, juntamente com os drivers open source para placas de vídeo da AMD, no lugar do driver de vídeo proprietário AMDGPU-PRO. Já para GPUs da NVidia, o SteamOS traz o driver de vídeo NVIDIA 381.22.

"Esta é uma atualização muito grande. Ela inclui o novo Linux Kernel 4.11 e drivers atualizados para hardwares de gráficos AMD, Intel e NVIDIA. Esta atualização também substitui no SteamOS o driver proprietário AMDGPU-PRO com os drivers open source [AMDGPU, RadeonSI e RADV] do mesa. O Debian 8.8 e as atualizações de segurança também estão incluídas", explicam os desenvolvedores.

Em comparação com o SteamOS 2.115 Beta, a versão estável atual do sistema operacional apenas adiciona o pacote nvidia-driver-libs-i386 como uma dependência de 32 bits (i386) e remove dependências de pacotes "cross-architecture" do nvidia-graphics-drivers, mas também corrige problemas de segurança nos pacotes samba e libtasn1-6.

Mais detalhes técnicos sobre todas as novidades implementadas no SteamOS 2.117 você confere no anúncio oficial, clicando aqui. Você pode fazer o download da imagem ISO aqui ou do .zip (UEFI) aqui.

Anomander Rake
Anomander Rake #Comediantewm