Dona das GPUs PowerVR está à venda depois de perder sua maior cliente

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

A Imagination Technologies, empresa britânica mais conhecida por desenvolver os chips gráficos PowerVR para smartphones e tablets, informou nesta quinta-feira (22) que está aberta a propostas de compradores. Recentemente, ela anunciou que vai perder sua maior cliente: a Apple, que representa mais da metade de toda a receita da companhia.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA5L2lwYWQtcHJvLTItNzAweDQzOC5qcGc=

Quando a Imagination anunciou que a Apple desenvolveria seus próprios chips gráficos para iPhones e iPads, as ações da pequena companhia imediatamente despencaram 70% na bolsa de Londres. A britânica tomou medidas para sobreviver, como tentar um acordo de licenciamento com a Apple e vender duas divisões menos rentáveis, mas parece que a situação continua difícil.

À Reuters, a empresa afirmou que recebeu propostas de interessados em comprar toda a Imagination Technologies e, por isso, decidiu abrir um processo formal de venda. Os nomes dos envolvidos nas negociações não foram divulgados, mas a publicação cita potenciais compradores: Intel, Qualcomm, MediaTek e CEVA (uma empresa de semicondutores que trabalha principalmente com chips de áudio).

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA1L2ltYWdpbmF0aW9uLXRlY2hub2xvZ2llcy03MDB4MzkzLmpwZw==

Até a Apple poderia estar interessada na Imagination - inclusive, seria bem "conveniente" para a equipe de Tim Cook adquirir uma empresa que eles mesmos ajudaram a desvalorizar. A própria Apple detém 8% das ações da empresa britânica, que hoje tem valor de mercado de nada impressionantes 425 milhões de libras esterlinas (aproximadamente R$ 1,8 bilhão).

É uma pena a situação da Imagination: o mercado de GPUs para dispositivos é extremamente concentrado nas mãos da Qualcomm (Adreno) e ARM (Mali), e as GPUs PowerVR entregavam altíssimo desempenho nos iPhones e iPads, muitas vezes superando seus rivais. E a perda da Apple não é o primeiro baque da empresa - outra que apostava no PowerVR era a Intel que, bem, você sabe.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque