.

UTorrent é porta de entrada para ataque de malware, alertam usuários

Enviado por Cristianogremista, , 1602 visualizações, 0 comentários
O uTorrent, mais uma vez, está sendo citado como o responsável por ataques de malware. Desta vez, relatos de usuários dão conta que anúncios exibidos no aplicativo de torrents estariam utilizando brechas conhecidas para instalar malwares nos computadores dos usuários, levando a infecções que buscam desde o roubo de informações até o sequestro de dados em troca de pagamento.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Os relatos sobre os efeitos da infecção em si variam, mas todos concordam em uma coisa: a porta de entrada é o uTorrent. O software em si, entretanto, não seria o operador do golpe, mas sim um ou mais de seus anunciantes, que estariam explorando vulnerabilidades no Flash Player para encontrar portas abertas no computador das vítimas e seguindo com a infecção.

Além do uTorrent, informações indicam que o BitTorrent, outra aplicação usada para download e compartilhamento de arquivos, também estaria comprometido da mesma maneira. Os dois serviços utilizam o mesmo sistema de anúncios, mas nenhum dos dois se pronunciou até o momento sobre o assunto.
A recomendação atual é desinstalar o uTorrent e passar um programa antivírus em toda a máquina, buscando por eventuais infecções. Alguns usuários indicaram que, quando existente, a praga aparece em uma pasta oculta no caminho C:\Usuários\[seunomedeusuário]\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache. Caso o diretório não exista em sua máquina, provavelmente você está seguro.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Não é a primeira vez que o uTorrent se vê envolvido em polêmicas desse tipo, apesar de que, nesta ocasião, ele não parece ser o culpado direto. É diferente do que aconteceu em 2015, quando foi acusado de estar instalando um minerador de Bitcoins nos computadores dos usuários, algo que foi confirmado depois. Na ocasião, a empresa que desenvolve a aplicação se desculpou e, com uma atualização, removeu o software que funcionava lado a lado dos downloads em andamento.
Cristianogremista
Enviado por Cristianogremista
Membro desde
24 anos, Santa Rosa-RS
label