Rumor: AMD assinou o contrato para licenciar tecnologias gráficas para as CPUs da Intel

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .
IMAGEaHR0cDovL3Nha2h0YWZ6YXIuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzAyL2FtZC1pbnRlbC5qcGc=

O que no início foi tratado por alguns como algo improvável está cada vez mais perto de ser confirmado. De acordo com fontes do Fudzilla, o contrato para que a AMD licencie tecnologias gráficas para os chips da Intel já foi firmado. O rumor sobre essa aliança, entre os dois maiores rivais na história dos processadores, começou a surgir a partir do fim do ano passado passado, quando Kyle Bennett, editor-chefe do HardOCP, disse que o primeiro chip dessa parceria surgiria até o fim de 2017.

O contrato da Intel com a NVIDIA se encerrou no dia 17 de março, e essa relação está totalmente desgastada. Em 2011 ficou acordado que a gigante de Santa Clara pagasse US$ 1,5 bilhão ao longo de cinco anos para responsável pelas placas GeForce, devido a uma disputa judicial iniciada em 2009 pelo licenciamento de tecnologias. Internamente o que a Intel mais quer é se desgarrar da NVIDIA, e a escolha mais viável no momento é a AMD, que evoluiu muito nos últimos anos em termos de tecnologia.

Outro ponto-chave nessa parceria é Raja Koduri, vice-presidente sênior da Radeon Technologies Group, divisão da AMD que completou 1 ano em 2016. O executivo já passou pela Apple e tem uma boa relação com figurões da Intel.

O primeiro chip Intel com iGPU da AMD será baseado na arquitetura Kaby Lake. Em vez da CPU e GPU em um único die, seria adotado o esquema multi-chip, um die para a CPU e o outro para a GPU. A AMD entregaria a parte gráfica pronta para a Intel implementar.

Até o momento o tal acordo ainda não foi confirmado pelas companhias.

O que você acha desse provável acordo? Comente abaixo.

kelcardoso
kelcardoso