"Raro como ganhar na loteria": Novo fóssil de dinossauro está tão bem preservado que parece uma estátua

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1FCMGlWN1AuanBn

Antes de ser montado em algo reconhecível em um museu, a maioria dos fósseis de dinossauros são para o observador casual como nada mais do que rochas comuns. Ninguém, no entanto, poderia confundir este novo fóssil de mais de 110 milhões de anos de um Nodosauro com uma uma pedra.

O fóssil, revelado hoje na Royal Tyrrell Museum of Paleontology, está tão bem preservado que parece uma estátua. Ainda mais surpreendente pode ser sua descoberta acidental, como revelado na edição de junho da revista National Geographic.

IMAGEaHR0cDovL2kuZGFpbHltYWlsLmNvLnVrL2kvcGl4LzIwMTcvMDUvMTIvMjMvNDA0MDYwNEIwMDAwMDU3OC00NTAwMjIwLVRoZV9mb3NzaWxfaXNfYV9uZXdmb3VuZF9zcGVjaWVzX29mX25vZG9zYXVyX3doaWNoX2xpdmVkX21pZHdheV8tbS0xNF8xNDk0NjI4NDgxMDcyLmpwZw==

Em 21 de março de 2011, Shawn Funk estava cavando em Millennium Mine Alberta com uma retroescavadeira mecânica, quando ele bateu "algo muito mais duro do que a rocha circundante." Um olhar mais atento revelou algo que parecia com algo que nunca havia sido visto. Depois de uma fileira de discos marrons arenosos, cada um deles anilhado em pedra cinza-cinzenta. eles descobriram um dinossauro tão bem preservado que parecia uma estátua esculpida.

"Eu não podia acreditar em meus olhos - era um dinossauro", disse Donald Henderson, curador de dinossauros do museu, a Alberta Oil. "Quando vimos pela primeira vez as fotos, estávamos convencidos de que íamos ver outro plesiossauro (um réptil marinho mais comumente descoberto)".

Mais especificamente, era a porção de um nodossauro, um "membro do subgrupo de ankylosauro blindados ", que vagavam durante o Período Cretáceo, de acordo com Smithsonian. Este grupo de herbívoros pesados, que caminhavam sobre quatro patas, provavelmente lembrava um cruzamento entre um lagarto e um leão - mas coberto em escamas.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzJVSXRoaU4uanBn

O que ele descobriu foi um fóssil de dinossauro de 1,1 toneladas, que logo foi enviado para o museu em Alberta, onde os técnicos rasparam rochas estranhas do osso fosilizado e especialistas examinaram o espécime. Ao contrário de seus primos no subgrupo dos ankylosauros, o nodosauro não tinha um clubo na ponta de sua cauda, ​​ para defesa usava placas de armadura, os botões grossos em sua pele eram pontudos e podiam chegar a ter um metro de comprimento, de acordo com o museu Smithsonian de história natural.

"Esses caras eram como tanques de quatro patas", disse o rastreador de dinossauros Ray Stanford ao The Washington Post em 2012.

Este particular, de acordo com um comunicado de imprensa, tinha 5 metros de comprimento e pesava cerca de 1,4 toneladas.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque