.

Android O permitirá atualizar o driver da GPU do seu smartphone via Play Store

Enviado por Cristianogremista, , 2448 visualizações, 0 comentários
O Android O chegará apenas no final do terceiro trimestre, mas o Google lançou esta semana a segunda beta. O sistema chega com vários refinamentos em recursos lançados no Nougat e Marshmallow, mas promete trazer novidades nunca imaginadas para o Android.

Clique para ver a imagem em tamanho original

De acordo com informações passadas em entrevista após evento Google I/O 2017, Google pretende levar mais a sério os drivers do sistema com o Android O. Para isso, a gigante de Mountain View tem planos de liberar para as fabricantes a possibilidade de atualizar driver da GPU diretamente pela Play Store.

Quando você compra um smartphone com chipset da Qualcomm, por exemplo, você precisa esperar que a fabricante do aparelho lance uma atualização do sistema que traga um novo driver para o chip gráfico. Com o Android O, a empresa poderia liberar este novo driver sem precisar mais ter que lançar uma atualização completa do sistema.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Com essa mudança, Google pretende evitar que o mesmo problema de incompatibilidade visto entre os chipsets Snapdragon 800 e 801 e o Android Nougat se repita futuramente. Assim cada fabricante manteria o software otimizado para sempre extrair o melhor do hardware do aparelho, entregando uma melhor experiência no geral com o Android.

O processo será parecido com o que temos em PCs, com drivers sendo atualizados constantemente para tirar melhor o proveito de GPUs em jogos. No entanto, caberá a cada fabricante lançar estas atualizações e muitas delas, infelizmente, podem ignorar a novidade do Android O – sem falar que poucos smartphones atuais serão atualizados para esta versão.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Google vem buscando reduzir ao máximo a dependência de atualizações do sistema, já que as fabricantes não se esforçam para reduzir a fragmentação do Android. Só resta saber se a novidade terá boa adoção por parte das fabricantes.
Cristianogremista
Enviado por Cristianogremista
Membro desde
24 anos, Santa Rosa-RS
label