Microsoft abre as portas para o "gaming cross-platform" com o ID@Xbox

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9wcGx3YXJlLnNhcG8ucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDMvSURfWGJveC5qcGc=

Uma das questões que se coloca, praticamente desde o aparecimento dos consoles (ganhou mais força com a "batalha" Xbox vs. Playstation) é a do gaming multi-plataforma. A questão que sempre se colocou é:

"Se o mesmo jogo é lançado para mais que uma plataforma, porque raio é que na vertente multiplayer os jogadores de ambas as plataformas não podem jogar entre si?".

Recentemente a Microsoft veio "abrir as portas para o gaming multi-plataforma".

Segundo um comunicado recente divulgado pela Microsoft, as portas começam a abrir-se definitivamente para o futuro do jogo multi-plataforma.

Pelo que nos podemos aperceber no comunicado agora revelado, e que transcrevemos de seguida (pelo menos a parte que interessa a este artigo) a Microsoft já implementou mecanismos com o objetivo de possibilitar aos developers de jogos a liberdade para optar por desenvolver produtos com a capacidade de cross-platform.

Cross-Network Play

Em primeiro lugar, além de apoiar nativamente o jogo entre plataformas entre o Xbox One e os jogos do Windows 10 que usam o Xbox Live, estamos permitindo que os desenvolvedores também suportem o jogo entre redes. Isso significa que os jogadores no Xbox One e no Windows 10 usando o Xbox Live poderão jogar com os jogadores em diferentes redes multiplayer online - incluindo outras redes de console e PC.

É claro que cabe aos desenvolvedores de jogos suportar esse recurso e os jogadores do Xbox Live sempre terão a opção de escolher jogar apenas com outros jogadores do Xbox Live. Estamos muito felizes em confirmar que Rocket League da Psyonix será um dos primeiros jogos a tirar proveito desta nova capacidade, permitindo o jogo de rede entre Xbox One e PC players, com um convite aberto para outras redes para participar também.

Até agora os Developers encontram-se limitados a desenvolverem jogos para cada uma das plataformas de forma isolada. Seja para Xbox Live ou para Playstation Network, não existe uma verdadeira possibilidade de cross-platform.

No entanto resta saber se do outro lado da paliçada (os outros consoles), o entusiasmo será o mesmo!!! Isto porque, como todos sabemos, isto é um negócio de milhares de milhões e para que as marcas adiram, têm de ter uma vantagem... ou seja, se não ganharem nada com o negócio dificilmente se meterão nisso.

Seja como for, poderemos estar perante um marco importante no que respeita aos jogos e que pode vir a moldar definitivamente o futuro do jogo multiplayer.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque