IBM vai começar a vender computadores quanticos em breve

#Notícia Publicado por meganinja, em .

As primeiras máquinas práticas estarão disponíveis logo que os desenvolvedores começarem a trabalhar em software para eles, de acordo com executivos

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuaW5kZXBlbmRlbnQuY28udWsvczNmcy1wdWJsaWMvc3R5bGVzL3N0b3J5X2xhcmdlL3B1YmxpYy90aHVtYm5haWxzL2ltYWdlLzIwMTcvMDMvMDYvMDgvaWJtLmpwZw==

A IBM deu seu primeiro passo na direção da venda de computadores quânticos, criando uma nova divisão, a IBM Q, que se destina a fabricar computadores quânticos e vendê-los comercialmente.

Até agora, computadores quânticos foram apenas um sonho hypado de um tempo distante, porém, A IBM acredita que eles estão próximos o suficiente para começar em trabalhar em softwares assim que se tornarem comercialmente disponíveis.

Os computadores quânticos dependem da mecânica quântica e do comportamento bizarro de bits quântico para fazer cálculos muito mais rápidos do que qualquer computador conhecido atualmente.

A maioria dos pesquisadores acreditam que maquinas teorias ainda estão longe de se tornar realidade, apesar dos avanços para a criação de um computador quântico funcional, mas a IBM diz que seu trabalho se mostrou bastante promissor para começar a trabalhar na programação das máquinas.

Até agora, a IBM demonstrou sistemas que usam efeitos quânticos em demonstrações em pequena escala. Eles aproveitaram de efeitos como superposição, que significa que os elétrons podem existir em dois lugares ao mesmo tempo – comportamento que no futuro poderia ser aproveitado para permitir que eles trabalhem de forma muito mais complexa do que os 1s e 0s que são usados em computadores de hoje.

Esse trabalho demonstrou tão bastante promissor que os executivos da IBM acreditam que esses computadores em breve poderão ser disponibilizados comercialmente, disseram. Como tal, o software e as tecnologias que serão exigidos para faze-lós funcionar devem estar preparados agora, complementaram.

Então isso vai criar APIs que irão permitir que desenvolvedores e progamadores a começar em trabalhar em maquinas que vão tornar possível mandar informações entre computadores tradicionais e quânticos; ainda esse ano, será lançado um simulador que vai simular o tipo de circuitos que estarão dentro dos computadores quânticos, tornando possível assim o começo de criação de software para eles.

Eventualmente essas tecnologias podem ser colocadas para trabalhar em indústrias como a descoberta de materiais, na medicina, ou até mesmo na criação de uma inteligência artificial de um nível ainda inimaginável.

"Computadores clássicos são extraordinariamente poderosos e continuarão a avançar e apoiar tudo o que fazemos na empresa e na sociedade, Porém ainda se tem muitos problemas que nunca serão resolvidos por um computador clássico. Para criar conhecimento mais profundo e avançados, nós precisamos de computadores quânticos", disse Tom Rosamilia, vice-presidente sênior da IBM Systems. "Nós imaginamos os sistemas IBM Q trabalhando em conjunto com nosso portfólio de sistemas clássicos de alto desempenho para resolver problemas que são atualmente insolúveis, mas mantêm um tremendo valor inexplorado."

meganinja
meganinja
Publicações em Destaque