Hideo Kojima explica por que não quer fazer outro jogo de terror

#Notícia Publicado por ahemahemakx10, em .

Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid e diretor do agora cancelado Silent Hills, não tem planos de voltar a trabalhar num jogo de terror. O desenvolvedor, que está trabalhando em Death Stranding, explicou suas razões em entrevista para o IGN.

"Eu me assusto com muita facilidade," Kojima explicou. "Na verdade, o mesmo acontecia com Alfred Hitchcock e acontece com Steven Spielberg. Por se assustarem com facilidade, porque eu me assusto com facilidade, fica fácil fazer algo assustador, porque percebemos o que pode ser assustador."

"Mas enquanto estamos nesse processo, estamos constantemente imaginando, por exemplo, situações assustadoras então eu acabo tendo pesadelos," adicionou Kojima. "Essa é a razão pela qual não quero fazer um jogo de terror."

IMAGEaHR0cDovL25lcmRyZWFjdG9yLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMi9oaWRlby1rb2ppbWEuanBn

Dito isto, não dá para não pensar na ausência do condenado Silent Hills, a abordagem de Kojima à série de terror da Konami. O aterrador P.T. mostrou que, apesar da sua relutância em explorar ainda mais o gênero, Kojima sabe como é estar na nossa pele.

"Penso que a forma mais eficaz de assustar alguém é mostrar algo que seja um pouco mais fora do normal," disse Kojima. "Ligeiramente, algo que à primeira vista as pessoas não percebam o que não é normal. Quando se faz algo assim, isso confunde a mente, e torna-se enervante para a pessoa que o vê.

"Por outro lado, temos o desconhecido. Quando não existe informação disponível acerca de algo, torna-se mais assustador. Um bom exemplo seria o bungee jump. Se já o fez mais do que uma vez, nunca será tão assustador como da primeira. O mais assustador são as coisas para as quais não temos preconceitos.

"Um bom exemplo disto é o Alien original. Hoje, toda a gente conhece o design, o famoso design de H.R. Giger, mas, no filme original, não o vez durante grande parte do filme. Vê apenas cortes rápidos e pequenos pedaços, por isso não se sabe a forma. Não se sabe o tamanho exato. Até o ver, no fim, e é do gênero, 'oh, tem a forma de uma pessoa. Alguém está vestindo,como uma roupa, como um mascote'. Por isso não é assustador nessa altura, mas, até aí, por ser uma entidade desconhecida, é muito assustador."

ahemahemakx10
ahemahemakx10
Publicações em Destaque