.

'Jogos no Linux' é algo mais influente para a Microsoft do que você imagina

Enviado por Comediantewm, , 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original

O ex-desenvolvedor da Valve Rich Geldreich revelou em seu blog pessoal alguns detalhes dos bastidores da iniciativa da empresa de Gabe Newell para trazer os jogos para o sistema do pinguim, ele afirma que o projeto Steam para Linux foi o mais difícil que já participou em sua carreira e conta como a Microsoft esta de "orelha em pé" com os games no Linux.

Rich Geldreich destaca que a equipe de desenvolvedores conseguiu fazer com que o jogo Left 4 Dead 2 tivesse um melhor desempenho com o OpenGL no Linux do que com o Direct3D no Windows, além de revelar que chegou a compartilhar detalhes da empreitada com Gabe Newell, que planejava criar uma comunidade de suporte, o que garantiria que mais jogos fossem portados para Linux.

Ainda, segundo Rich Geldreich, a pessoa que publicou o post "Faster Zombies!" no blog oficial da Valve em meados de 2012, que revelava ao mundo que é possível executar jogos mais rápido no Linux do que no Windows, foi ninguém menos que o próprio Gabe Newell.

"Eu estava (e ainda permaneço) extremamente confiante de que nossos resultados eram reais. Realizamos esses testes de forma tão científica quanto possível, usando duas máquinas com o mesmo hardware, configuradas exatamente da mesma forma na BIOS, etc. NVidia e AMD conseguiram reproduzir nossos resultados independentemente. Além disso, eu poderia facilmente ter feito o L4D2 no Linux GL [OpenGL no Linux] rodar ainda mais rápido em relação ao Windows, mas tínhamos outras prioridades, como conseguir com que mais jogos que utilizam a Source1 [engine de jogos da Valve] funcionassem [no Linux] e ajudar a Intel com seu driver GL de código aberto. Pelo que eu entendo, o Linux tem algumas vantagens inerentes no nível do kernel quando comparado com o Windows que afetam o desempenho do driver", explica Rich Geldreich.

O ex-desenvolvedor também revela que alguns desenvolvedores antigos da Microsoft foram dar uma olhada no que a Valve estava aprontando com o Linux. Segundo Rich, a iniciativa da Valve com os jogos no sistema do pinguim, bem como o post revelador de Gabe Newell, fez com que alguns executivos da Microsoft mexessem os pauzinhos para que fosse apoiado ainda mais o desenvolvimento do Direct3D.

"Lembre-se, neste momento, era anos desde a última versão do SDK do DirectX. [...] Linux é obviamente extremamente influente", diz Rich Geldreich. "Talvez seja difícil de acreditar, mas a iniciativa de obter o Steam no Linux causou um impacto significativo dentro de várias corporações. Foi um projeto surpreendentemente influente".

Rich Geldreich ainda revelou o quanto foi difícil para a iniciativa da Valve com o Linux sobreviver com as demissões em massa que a empresa sofreu em 2013, bem como o quanto foi desafiador trabalhar com a plataforma Linux na Valve.
Comediantewm
Enviado por Comediantewm
Membro desde
29 anos
label