Sistema que intercepta mensagens do Whatsapp pode ser vendido, diz revista

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy52b2l0LmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wOS9XaGF0c2FwcF90ZWxhLTE0NDB4NTY0X2MuanBn

A Wintego, empresa israelense que produz sistemas de investigação e vigilância, colocará no mercado sua solução que é capaz de interceptar mensagens criptografadas do Whatsapp e descobrir informações dos usuários. A notícia foi colhida pela revista Forbes americana, que teve acesso a documentos do projeto e intenções comerciais do produto.

IMAGEaHR0cDovL2kxLndwLmNvbS93d3cudm9pdC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTYvMDkvV2ludGVnbzIuanBn

Material de propaganda chama o CatchApp de "Interceptador de Whatsapp"

O sistema, chamado CatchApp, é um conjunto de hardware e software que ficam escondidos em uma mochila comum nas costas de qualquer pessoa. Rastreando redes Wi-Fi, a tecnologia intercepta a comunicação do WhatsApp entre o aplicativo instalado em celulares próximos e o servidor.

"Em teoria, o tráfego é interceptado entre o aplicativo eo servidor WhatsApp e, de alguma forma, a criptografia é decodificado pelo dispositivo. No entanto, isso pode não ser tão fácil devido às mais recentes atualizações para criptografia do software", descreve a revista.

A ressalva é dada porque o documento obtido tem data de abril de 2015. A fonte que vazou as informações para a revista, disse que mesmo as atualizações podem ser quebradas.

A Wintego usará o CatchApp, que é um software especial, em conjunto com seu WINT Cyber Data. Essa é a solução de hardware e mais software que se encaixa em uma mochila. Na realidade, o dispositivo WINT é um sistema de vigilância completo.

Ele captura a conexão dos dispositivos móveis perto dele e extrai o conteúdo do alvo. Isso inclui contas de e-mail, fotos, logs de atividades, navegação, calendários e agenda. Sempre passando por cima de criptografias.

Pagar pra ver

Os usuários de Whatsapp não devem se preocupar no momento. Há pontos a serem esclarecidos sobre essa polêmica. Não há anúncio oficial de que o CatchApp ganhe o mercado, então isso deve ficar a vendas específicas para autoridades.

Mesmo se ele ganhar, há dúvidas que ele faça o prometido. No entanto, especialistas em segurança alertam que ele pode, na realidade, estar se aproveitando de vulnerabilidades na segurança do Whatsapp ou desviando a comunicação para um lugar onde haveria um phishing (página falsa que pede senha, por exemplo) e não quebrando a criptografia exatamente.

IMAGEaHR0cDovL2kyLndwLmNvbS93d3cudm9pdC5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTYvMDkvV2ludGVnby5qcGc=

Mochila carrega solução de vigilância da Wintego e passa sem ser percebida pela multidão

A Wintego é apenas uma das inúmeras empresas de vigilância que vendem soluções para polícias investigarem crimes e coletarem provas em favor de vítimas. A recusa de companhias de internet fornecerem dados e abrirem brechas para essas investigações têm feito esse mercado crescer e Israel é um celeiro dessas startups de altíssima tecnologia de vigilância.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque