Dá-lhe linux: Edward Snowden reforça a importância do software livre para a privacidade do usuário

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vQXRXd3VTeUc0MWdGanZHSUEyQkx2YTRpdjgwPS82MjB4NDY1L3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTUvMDcvMDcvNDMwNjA4OS5qcGc=

O polêmico e mundialmente conhecido Edward Snowden, ex-funcionário da NSA e CIA, e que em 2013 escancarou todas as malezas do governo americano em relação a vigilância global participou por vídeo da conferência LibrePlanet 2016, destacando a importância de softwares livres como o Tor, Tails e Debian, num processo de recuperar o próprio controle da privacidade e segurança. Elementos que estão cada vez mais escassos.

Snowden disse que as revelações de 2013 nunca teriam sido possíveis sem o auxílio de softwares livres,já que utilizar softwares como o Windows não garantia uma segurança plena:

Edward Snowden

Eu não utilizei máquinas com o Windows quando eu estava na minha operacional porque eu não podia confiar neles. Não porque eu sabia que havia um backdoor ou algo do tipo, mas sim porque eu não podia ter certeza.

Sowden fez questão de elogiar a Apple em relação a batalha contra o FBI pelo desbloqueio de um iPhone de um terrorista, porém disse as empresas de tecnologia em geral não estavam fazendo o suficiente para garantir a privacidade dos usuários, e ainda frisou que há uma espécie de "grande disposição" das empresas em fornecer dados para o governo.

Algumas das formas de manter a privacidade do usuário é reforçar ainda mais a proliferação da criptografia, além é claro das correções de vulnerabilidade que em muitos casos são reportadas, mas que simplesmente são deixadas ao léu por muitas empresas.

kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.