Kaspersky Lab alerta para o primeiro ransomware feito no Brasil

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

A Kaspersky Lab publicou em seu blog um alerta sobre o primeiro ransomware feito no Brasil, que é detectado como Trojan-Ransom.MSIL.Tear pelos produtos da empresa.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kZXNmYXZvci5jb20vYmxvZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNy9kZXgtbWFsd2FyZXMuanBn

Na retrospectiva de 2015 publicada recentemente pela Kaspersky Lab, a empresa destacou o aumento exponencial no número de vítimas corporativas de ransomware - golpe que sequestra os dados salvos no equipamento e exige um resgate para liberar o acesso a eles.

E não demorou para que os criminosos canarinhos começassem a desenvolver as primeiras versões nacionais do golpe - que está sendo disseminado por sites populares no Brasil e se apresenta como uma atualização do Adobe Flash Player enquanto a pessoa navega na internet. Caso o malware seja executado, os arquivos salvos na área de trabalho do computador serão criptografados e a vítima não terá mais acesso a eles.

O usuário só saberá que foi infectado quando a mensagem do cibercriminoso aparecer, informando o "sequestro" dos dados e indicando um link com as explicações para efetuar o pagamento do resgate, no valor de dois mil reais (R$ 2.000), a serem pagos via Bitcoin - uma moeda criptográfica:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTYvMDEvcmFtc29ud2FyZS1ici0wMS5qcGc=

Instruções do ransomware para o pagamento do "resgate":

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTYvMDEvcmFtc29ud2FyZS1ici0wMi5qcGc=

Até o momento nenhuma vítima efetuou o pagamento, pois não há histórico de transações e o saldo da carteira virtual continua zerado. A boa notícia é que a vítima infectada pode ter seus arquivos recuperados sem efetuar o pagamento do resgate, pois o analista da Kaspersky Lab descobriu durante a pesquisa que a senha para liberar os arquivos fica armazenada no próprio computador infectado.

A tecnologia System Watcher, presente em todos os produtos da Kaspersky Lab, pode desfazer a ação desse ransomware. A empresa já bloqueia essa praga tanto pela heurística (detecção por comportamento), como pela detecção Trojan-Ransom.MSIL.Tear.

O País foi o quarto mais atacado por esse tipo de malware em 2015, mas essa é a primeira versão desenvolvida por criminosos locais.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque