Em 2015 fecharam mais 257 arcades no Japão

#Notícia Publicado por doriamgames, em .

Os salões de jogos (arcades) têm vindo a perder espaço no Japão. Só em 2015 fecharam 257 salões, revela a conta japonesa @iidx_close, que mantém atualizada a base online de arcades encerrados. O número reflete apenas os encerramentos comunicados. É provável que o número final seja ainda maior.

O operador de arcades, Port 24, revela que é no mês de Janeiro que se registra o maior número de encerramentos. Isso deve-se ao aproveitamento que os proprietários dos arcades realizam durante o mês de Dezembro, quando os japoneses estão mais disponíveis para largar moedas de 100 ienes, a época do ano mais movimentada.

De acordo com uma estatística lançada pela DNA, em 2010 estavam em funcionamento 7137 lojas. Em 2014 esse número caiu para 5439. A comprovar a menor popularidade das arcadas está o lançamento de Street Fighter V. Ao contrário de SF IV, que saiu primeiro nos arcades e só depois nas consoles, o jogo de luta da Capcom sairá primeiro na PS4, não estando previsto versão arcade.

Um dos encerramentos mais polêmicos ocorreu em 2013, em pleno verão. No dia 18 de Agosto, algumas pessoas juntaram-se e assistiram ao encerramento da mítica "Shibuya Kaikan Monaco", em Tóquio central, onde vários andares de um prédio acolhiam arcades de diferentes gerações.

a19jSnVCaGN3dWs=

O documentário 100 Yen revela a cultura das arcadas no Japão. Desde o aparecimento até à sua disseminação através de diferentes géneros de jogos.

MlBmSzJ2MDJQbms=

HARRYPITFALL
HARRYPITFALL #doriamgames
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,