Insiders não precisarão de chave de ativação para Windows 10

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Aos poucos a Microsoft está mostrando ao mundo que a ativação do Windows dependerá cada vez menos de chaves de ativação, e a partir de agora os Insiders não precisarão de chave de ativação para Windows 10.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDgvd2luZG93czEwLXNlbS1jaGF2ZS5qcGc=

A partir dos builds posteriores ao 10240 (RTM), o Windows 10 dos Insiders (usuários que estão testando o Windows 10) só será ativado em computadores que já tenham o Windows 10 RTM instalado e ativado. Isso mostra que no futuro um computador que tenha uma versão recente do Windows instalado e ativado poderá receber um novo build (ou nova versão do Windows) sem que o usuário se preocupe com chave de ativação.

Essa "mágica" é bastante simples: quando um computador tem o Windows 10 instalado e ativado, a Microsoft gera um código único gerado a partir de vários itens do hardware dele (número de série do processador e placa-mãe, entre outros itens). Esse código é o seu Hardware ID, uma espécia de "carteira de identidade" do computador, e ele é armazenado nos servidores da Microsoft. Quando uma nova build ou versão do Windows é instalada, o Hardware ID do computador é comparado com o Hardware ID cadastrado na Microsoft, e se for igual a ativação do Windows acontece automaticamente.

Isso faz com que um computador que tenha Windows legal e ativado sempre terá a nova versão do Windows automaticamente ativada sem necessitar de uma nova chave de ativação (cd-key).

O que acontece se o usuário trocar algum periférico do computador? Se a substituição for de componentes simples (placa de rede, HD, placa de vídeo, memória RAM), o Windows continuará funcionando normalmente e o Hardware ID será atualizado nos servidores da Microsoft. Se a troca envolver componentes que possam indicar que o Windows está rodando em outro computador (com novo processador e placa-mãe, por exemplo), o Windows pedirá para ser ativado novamente via telefone - algo que acontece desde o Windows XP.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wY3dvcmxkLmFsL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA4L1dpbmRvd3MtMTAtUlRNLXdhbGxwYXBlci5qcGc=

O build 10525 é o primeiro build distribuído aos Insiders desde o lançamento oficial do Windows 10, e é possível instalar essa build como upgrade da versão 10240 ou como instalação limpa - em ambos os casos essa build se ativará sozinha. Isso acontece pois quando o Windows RTM build 10240 foi instalado e ativado ali, o Hardware ID do computador (ou VM) foi enviada à Microsoft, permitindo que os próximos builds e versões do Windows sejam automaticamente ativados.

Insiders que querem fazer uma instalação limpa do build 10525 em um computador novo ou VM nova não conseguirão ativá-lo pois não há registro do Hardware ID deles nos servidores da Microsoft. Para conseguirem ativar, é necessário que esse computador ou VM já tenha tido algum Windows 10 ativado anteriormente ou eles devem utilizar uma chave de ativação para Windows 10. Outra solução é instalar e ativar o Windows 7 ou 8.x, fazer upgrade para Windows 10 e daí instalar o build 10525.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS