Prévia - Tearaway Unfolded - Uma experiência única do PS Vita para o PS4

#Notícia Publicado por Tepig, em .

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy0xWW9tSU9QM09ZVS9WWUdRMExwREpBSS9BQUFBQUFBQU5ZMC90SVNlR0gxeC14cy9zNjQwL3RlYXIuanBn

Jogar Tearaway (PS Vita) em 2013 foi uma das experiências que considero das mais incríveis em toda minha vida jogando videogame. Sendo assim, o lançamento de Tearaway Unfolded (PS4), previsto para 8 de setembro de 2015, é um dos jogos que mais espero para este ano mesmo sabendo que é impossível criar a mesma experiência do PS Vita no PS4.

IMAGEaHR0cDovL2dpYW50LmdmeWNhdC5jb20vRXZlcnlJbXByb2JhYmxlTGFjZXdpbmcuZ2lm

Uma das dúvidas que existia acerca do jogo é se ele se tratava de uma continuação de Tearaway ou uma refação para se adequar aos recursos do hardware de PS4. Pois bem, trata-se do segundo caso, ou pelo menos é o que podemos inferir da demo presente no estande da Sony na E3. Nesta versão, jogamos uma parte do Stage 5: Gibbet Hill, a mesma que apresentou o jogo ao mundo pela primeira vez. Sendo assim, o provável é que a história contada seja a mesma.

Explorando o Hardware do PS4

Uma das grandes características de Tearaway foi a sua capacidade única de inserir todos os recursos do PS Vita contribuindo de forma original para a mecânica e para a arte do jogo. Utilizando-se dos controles de movimento, acelerômetro e região de toque do DualShock 4, além das capacidades da PlayStation Camera, Tearaway Unfolded busca oferecer o mesmo tipo de experiência que a sua versão para portátil.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy02UF9tNV90cndYRS9WWUdURmNUYjY2SS9BQUFBQUFBQU5aRS9Zekk1X216akZwVS9zNjQwL3RlYXIyLmpwZw==

Isso acarretou em certas mudanças que impactam diretamente o level design da fase em questão, sem necessariamente alterar a sua cara. Por exemplo, certos trechos cuja movimentação de plataformas era realizada através do toque na posição marcada da tela agora são ativados com o touchpad do DualShock 4, que produz um vento no sentido em que deslizamos o dedo. Esta e algumas outras alterações introduziram novas características às mecânicas do jogo mantendo o princípio de design da franquia, o de manter uma sinergia entre o mundo do jogo e o mundo real.

Uma tentativa arriscada

A Media Molecule está correndo um grande risco ao tentar trazer Tearaway para o PS4. A partir da demo, é possível notar que aqueles que jogarão pela primeira vez no console de mesa não terão a experiência da mesma magnitude da versão de 2013, mas certamente o trabalho feito é o melhor possível dentro das condições. Pode parecer apenas uma mudança na forma de interagir com os puzzles, mas tudo que deu para ver em Tearaway Unfolded é que mexer em uma obra tecnicamente perfeita como Tearaway é uma difícil tarefa.

ZU43RlZ6QzgtRGc=

Tepig
Tepig