.

Nasa divulga novas imagens de Plutão capturadas pela sonda New Horizons; Plutão é vermelho

Enviado por Frocharocha, , 8646 visualizações, 0 comentários
[img]hide:aHR0cDovL3d3dy5taXRvZ3JhZmlhcy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvUGx1dGFvX1BsYW5ldGEuanBn[/img]
A Nasa divulgou no último fim de semana imagens capturadas pela sonda New Horizons que mostram novas características da superfície de Plutão e da sua lua Caronte. As fotos foram tiradas em uma distância de 18 a 24 milhões de quilômetros e revelam, principalmente, que o planeta possui uma cor avermelhada.

[img]hide:aHR0cDovL2ltYWdlbnMuY2FuYWx0ZWNoLmNvbS5ici85ODczMy4xNjE3NjktUGx1dGFvLU5ldy1Ib3Jpem9ucy5wbmc=[/img]
De acordo com William McKinnon, um dos coordenadores do projeto da New Horizons, é bastante incomum obter imagens tão ricas de uma superfície tão distante, como Plutão.

[img]hide:aHR0cDovL2ltYWdlbnMuY2FuYWx0ZWNoLmNvbS5ici85ODczNS4xNjE3NzctUGx1dGFvLU5ldy1Ib3Jpem9ucy5qcGc=[/img]
Os cientistas acreditam que o mais novo planeta vermelho possui essa cor devido a uma reação química causada pelos hidrocarbonetos presentes no astro. Eles ainda afirmam que eles se formam quando os raios cósmicos e a luz ultravioleta do sol interagem com o metano presente em Plutão.

"A cor avermelhada de Plutão tem sido conhecida por décadas, mas a sonda New Horizons está agora permitindo que nós possamos correlacionar a cor de diferentes lugares na superfície com sua geologia e, em breve, com suas composições", diz o principal pesquisador da sonda, Alan Stern, do Southwest Research Institute, localizado na cidade de Boulder, no Colorado.
Frocharocha
Enviado por Frocharocha
Membro desde
38 anos, São Paulo
label