Terra entrou em novo período de extinção em massa, segundo pesquisa

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2kwLnN0YXRpZy5jb20uYnIvYmFuY29kZWltYWdlbnMvMzQveTcvbzMvMzR5N28zcnp5MTNvcGMwbzJ3OHY0YW5ydi5qcGc=

Estudo entre universidades diz que vertebrados sumiram 114 vezes mais rápido que normal; humanos estariam ameaçados

A Terra entrou em um novo período de extinção em massa, de acordo com um estudo feito por três universidades americanas. E os humanos podem estar entre as primeiras vítimas.

A pesquisa, feita por cientistas das universidade de Stanford, Princeton e Berkeley, diz que os vertebrados estão desaparecendo a uma taxa 114 vezes mais rápida que o normal. A descoberta confirma os resultados de um estudo publicado pela Universidade de Duke no ano passado.

"Estamos entrando agora no sexto grande período de extinção em massa", disse um dos autores do novo estudo.

O último desses períodos ocorreu há 65 milhões de anos, quando os dinossauros foram extintos, provavelmente devido a um grande meteoro que atingiu a Terra.

"Se for permitido que isso continue, a vida vai levar milhões de anos para se recuperar e nossa própria espécie provavelmente desapareceria logo no início", disse o autor principal, Gerardo Cabellos.

Os pesquisadores analisaram, historicamente, as taxas de extinção de vertebrados - animais com espinha dorsal - por meio de dados de fósseis. Eles descobriram que a taxa de extinção atual era mais que 100 vezes mais alta que em períodos em que a Terra não estava passando por um evento de extinção em massa. Desde 1900, segundo o relatório, mais de 400 vertebrados desapareceram.

Uma perda desta magnitude normalmente seria vista em um período de até 10 mil anos, segundo os cientistas. O estudo - publicado na revista científica Science Advances - cita, como causas da extinção, mudança climática, poluição e desmatamento.

Como consequência da destruição de ecossistemas, processos benéficos como a polinização feita pela abelhas podem desaparecer em até três gerações humanas.

"Há exemplos de espécies, em todo o mundo, que são basicamente mortos-vivos", disse o professor de Stanford Paul Ehrlich.

"Estamos cavando nossa própria cova", afirma.

IMAGEaHR0cDovL2kudGVsZWdyYXBoLmNvLnVrL211bHRpbWVkaWEvYXJjaGl2ZS8wMjQ3NC9kaW5vc2F1cl8yNDc0NTk5Yi5qcGc=

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) diz que pelo menos 50 animais ficam mais perto da extinção a cada ano. Cerca de 41% de todos os anfíbios e 25% dos mamíferos estão ameaçados de extinção, afirmam.

No ano passado, um relatório de Stuart Pimm, um biólogo e especialista em extinção da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, também alertou que a humanidade estava entrando no sexto período de extinção.

Mas o estudo de Pimm diz que a atual taxa de extinção era mais de mil vezes mais veloz que no passado - o estudo atual fala em 114 vezes.

Os autores do novo estudo afirmam que ainda é possível evitar "uma queda dramática da biodiversidade" por meio de conservação intensiva, mas que é necessário agir rapidamente.

Mais ameaçado: o lêmure

Segundo a IUCN, o lêmure (um tipo de primata) enfrenta uma verdadeira guerra para evitar a extinção em ambientes selvagens nos próximos anos.

O grupo diz que 94% dos lêmures estão sob ameaça, com mais de um quinto de todas as espécies de lêmures classificadas como "sob perigo crítico".

Além de ver seu habitat natural em Madagascar sendo destruído por retirada ilegal de madeira, eles também são frequentemente caçados por sua carne, diz a IUCN.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.