Samsung anuncia técnica que dobra a duração de baterias

#Notícia Publicado por Linuux, em .

A Samsung anunciou um avanço tecnológico que promete dobrar a duração das baterias de lítio que abastecem smartphones, relógios inteligentes e outros gadgets.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL0hxc3FydGsuanBn

Para conseguir esse feito, a equipe de pesquisa da empresa desenvolveu uma técnica que consiste no depósito de camadas de grafeno sobre as superfícies de silício da bateria, o que permitiu uma maior densidade energética no equipamento.

Assim, a capacidade das baterias produzidas com o método tradicional foi superada em até duas vezes.

Considerado um "supermaterial", o grafeno apresenta propriedades extraordinárias, que incluem super resistência e leveza. Ele também é um excelente condutor de calor e eletricidade.

Composto de carbono, o grafeno faz parte da família cristalina do elemento, que inclui o diamante e o grafite.

Como a nova técnica aumenta a capacidade energética por área das baterias, isso significa que elas poderiam manter seu tamanho reduzido, essencial para o design compacto dos smartphones mais recentes, e ainda assim se beneficiar do aumento de duração.

Segundo a Samsung, a tecnologia poderia ser implementada em novos produtos em um período de até três anos, o que significa que próximas gerações de smartphones já podem obter ganhos significativos em duração de bateria.

Enquanto muitos componentes dos celulares, como câmeras e processadores, avançaram rapidamente com o passar dos anos, as baterias não acompanharam o ritmo, e se tornaram alvo de muitas reclamações dos consumidores.

Fernando
Fernando #Linuux
Publicações em Destaque