OS X ganha suporte ao API Metal ampliando desempenho em aplicativos gráficos

#Notícia Publicado por Vitor_F_S, em .

Durante a WWDC 2014, Apple apresentou a sua nova API gráfica que chegou para aposentar a famosa OpenGL usada atualmente no desenvolvimento da grande maioria dos jogos para smartphones e tablets. Com o Metal, os desenvolvedores seriam capazes de fazer uma programação de baixo nível, o que permite usar de forma mais otimizada o potencial do chip gráfico do seu dispositivo. Isso não resulta apenas em um ganho no desempenho, mas também em uma estabilidade maior, com consumo reduzido.

Agora, durante a WWDC 2015, Craig Federighi subiu ao palco da conferência para revelar todas as novidades do OS X El Capitan. Uma das mais interessantes é a incorporação da API Metal que vem para melhorar o desempenho em jogos também no seu dispositivo MAC, ao reduzir a sobrecarga sobre o hardware, permitindo executar não apenas jogos, mas qualquer aplicação 3D com melhor desempenho.

Com a esta nova atualização, será possível ampliar a decodificação de shaders, além de adicionar o suporte a execução de vários serviços em paralelo. Com o Metal, é esperado um ganho de até 40% em cima do OpenGL. A novidade não trabalha apenas no ganho da GPU, mas com melhorias na API Open CL, também há uma redução de sobrecarga com a CPU do sistema, permitindo que muito mais possa ser feito sem aumentar o consumo ou atrapalhar os serviços que rodam em segundo plano.

IMAGEaHR0cDovL2FwaS50dWRvY2RuLm5ldC9pbWcvbWF4X3dpZHRoMTAwMC9pZDEyOTY5Ni5qcGc=

Federighi também comentou que a Apple vem trabalhando em parceria com a Adobe para que sua suíte de aplicativos de edição também tire proveito da API Metal. Assim, podemos esperar um aumento de 10x na velocidade de processamento de edições realizadas, seja em fotos ou vídeos, além de uma melhoria de 8x no uso do AfterEffects. A empresa Epic, famosa por vários títulos de jogos, também revelou que está trabalhando com a Apple para lançar novos games otimizados para o Metal rodando o OS X.

Metal já está disponível na versão prévia do MAC OS X El Capitan liberada hoje para os desenvolvedores, assim como também estará disponível na versão final a ser liberada em breve para os usuários do sistema.

Vitor
Vitor #Vitor_F_S
, Rio de Janeiro - RJ