Ferramenta da Samsung desativa o Windows Update
De acordo com diversos relatos na Web, uma ferramenta da Samsung desativa o Windows Update em computadores da empresa com o sistema operacional da Microsoft.
IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNobm9iZXp6LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNi9zYW1zdW5nLWJvb3QuanBn
Quem comprou um novo laptop da Samsung recentemente provavelmente já deve ter visto uma ferramenta da empresa que promete manter os softwares e drivers instalados atualizados.
O problema é que ela também faz algo muito questionável em segundo plano: esta ferramenta da Samsung desativa o Windows Update.
Um arquivo instalado pela ferramenta, que leva o nome Disable_Windowsupdate.exe, é instalado automaticamente pela ferramenta sem o consentimento do usuário:
IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDYvZHd1cGRhdGUuanBn
O arquivo Disable_Windowsupdate.exe é assinado pela própria Samsung:
IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDYvY2VydC5qcGc=
A "justificativa" da Samsung é que o Windows Update pode instalar drivers supostamente incompatíveis. O detalhe é que se o usuário ativar o Windows Update manualmente, ele será desativado novamente pela ferramenta.
Basicamente, ela se comporta como um malware que impede que o usuário instale novas atualizações, sejam elas de segurança ou não, para o sistema operacional.
A ferramenta foi descoberta pelo MVP Patrick Barker, que também oferece alguns detalhes mais técnicos em seu post.
Depois do rolo com a Lenovo e o Superfish, muitos esperavam que esse tipo de aberração não fosse mais acontecer e que os fabricantes teriam aprendido com seus erros.
Mas parece que não...