.

Ferramenta da Samsung desativa o Windows Update

Enviado por Cristianogremista, , 1452 visualizações, 0 comentários
De acordo com diversos relatos na Web, uma ferramenta da Samsung desativa o Windows Update em computadores da empresa com o sistema operacional da Microsoft.

[img]hide:aHR0cDovL3d3dy50ZWNobm9iZXp6LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNi9zYW1zdW5nLWJvb3QuanBn[/img]
Quem comprou um novo laptop da Samsung recentemente provavelmente já deve ter visto uma ferramenta da empresa que promete manter os softwares e drivers instalados atualizados.

O problema é que ela também faz algo muito questionável em segundo plano: esta ferramenta da Samsung desativa o Windows Update.

Um arquivo instalado pela ferramenta, que leva o nome Disable_Windowsupdate.exe, é instalado automaticamente pela ferramenta sem o consentimento do usuário:

[img]hide:aHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDYvZHd1cGRhdGUuanBn[/img]
O arquivo Disable_Windowsupdate.exe é assinado pela própria Samsung:

[img]hide:aHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDYvY2VydC5qcGc=[/img]
A "justificativa" da Samsung é que o Windows Update pode instalar drivers supostamente incompatíveis. O detalhe é que se o usuário ativar o Windows Update manualmente, ele será desativado novamente pela ferramenta.

Basicamente, ela se comporta como um malware que impede que o usuário instale novas atualizações, sejam elas de segurança ou não, para o sistema operacional.

A ferramenta foi descoberta pelo MVP Patrick Barker, que também oferece alguns detalhes mais técnicos em seu post.

Depois do rolo com a Lenovo e o Superfish, muitos esperavam que esse tipo de aberração não fosse mais acontecer e que os fabricantes teriam aprendido com seus erros.

Mas parece que não...
Cristianogremista
Enviado por Cristianogremista
Membro desde
25 anos, Santa Rosa-RS
label