.

Desenvolvedores indie reclamam de abuso por parte dos jogadores devido à nova política de reembolso do Steam

Enviado por Shamanquin, , 11760 visualizações, 0 comentários
[img]hide:aHR0cDovL3d3dy5kc29nYW1pbmcuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzA2L1N0ZWFtLWZlYXR1cmUtNjcyeDM3Mi5qcGc=[/img]
Parece que a nova política de reembolso do Steam irá prejudicar os desenvolvedores indie mais do que eles pensavam inicialmente. Hoje, Qwiboo e Puppygames compartilharam alguns gráficos, mostrando declínio nas vendas devido à nova política do Steam. Ainda é cedo para dizer algo, mas pelo o que parece, a nova política de reembolso permite aos jogadores jogar e testar um monte de jogos de graça.

Por um lado, isso não é uma coisa ruim. No passado, recebíamos um monte de demos. Hoje em dia, demos de jogos podem ser realmente contados nos dedos de uma mão. Okay, okay, isso é um exagero, mas você entendeu a ideia. Graças ao Steam e sua nova política de reembolso, os jogadores podem testar e ver se um jogo vale o seu tempo.

Por outro lado, esta nova política vai prejudicar desenvolvedores indie. Entenda, alguns jogadores são muito gananciosos e vão tirar proveito desta nova política. Isso é a coisa mais triste sobre essa história toda.

Tomemos por exemplo Qwiboo. Este desenvolvedor indie lançou no Steam "Beyond Gravity"; um jogo de plataforma processualmente gerado onde você salta entre planetas e tentar recolher o maior número de peças que você conseguir. O jogo custa US$ 1,99 e tem estado no Steam por quase nove meses. Durante esse tempo, o jogo recebeu um monte de avaliações e comentários positivos. E isso é o que aconteceu quando a Valve anunciou nova política de restituições do Steam:

[img]hide:aHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzZ1amxsU1oucG5n[/img]
Como Qwiboo twittou, de 18 vendas, 13 foram reembolsadas nos últimos 3 dias. Isso nunca aconteceu antes, como ele observou.

[img]hide:aHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2JrVkFyQVMucG5n[/img]
Qwiboo concorda que os reembolsos devem estar disponíveis, no entanto, esta nova política está sendo abusada por um monte de jogadores. E enquanto isso pode até não prejudicar os jogos AAA que duram 10-20 horas, ela faz mal aos desenvolvedores indie. Qwiboo também forneceu outro gráfico, provando que próximo Summer Sale do Steam não deve ser responsabilizado por essas vendas baixas.

[img]hide:aHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL084dTJYV0kucG5n[/img]
E Qwiboo não é o único desenvolvedor indie que sofre com esta exploração. PuppyGames também compartilhou um gráfico semelhante para as suas vendas. Como podemos ver claramente, as vendas afundaram após o anúncio da nova política de restituições do Steam.

[img]hide:aHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzNsSFU5MlUucG5n[/img]
Ainda devemos esperar para ver como a Valve irá reagir a exploração da política de reembolso do Steam. Em seu estado atual, os jogadores podem desfrutar de jogos indie gratuitamente.
Shamanquin
Enviado por Shamanquin
Membro desde
21 anos, Belo Horizonte
label