Buraco negro acorda após 26 anos e se torna objeto mais brilhante de raios-X do céu

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudG9yZ29lbi5jb20vYmxvZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wMy9pbnRlcnN0ZWxsYXIuanBn

O satélite Integral da Agência Espacial Europeia (ESA) observou uma explosão excepcional de luz de alta energia produzida por um buraco negro que está devorando material de sua companheira estelar.

O que há de excepcional nisso? Esse buraco negro em questão, um dos mais brilhantes do universo, estava "dormindo" há 26 anos.

O monstro acordou

Em 15 de junho de 2015, um conhecido de longa data fez um retorno clássico ao palco cósmico: V404 Cygni, um sistema que compreende um buraco negro e uma estrela que orbitam um ao outro, localizado em nossa galáxia a quase 8.000 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cygnus, o Cisne.

Neste tipo de sistema binário, material flui da estrela em direção ao buraco negro se aglomera em um disco onde é aquecido, brilhando intensamente em comprimentos de onda ópticos, ultravioletas e raios-X antes de espiralar para dentro do buraco negro.

"O comportamento desta fonte de luz é extraordinário, com flashes luminosos repetidos em escalas de tempo mais curtas do que uma hora, algo raramente visto em outros sistemas de buraco negro", comenta Erik Kuulkers, cientista do projeto Integral da ESA. "Neste momento, é o objeto mais brilhante de raios-X no céu - até cinquenta vezes mais brilhante do que a nebulosa do Caranguejo, normalmente uma das fontes mais brilhantes de alta energia no céu".

V404 Cygni não ficava tão aceso e ativo desse jeito desde 1989, quando foi observado pela primeira com o satélite japonês de raios-X Ginga e instrumentos de alta energia a bordo da estação espacial Mir.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque