Versão histórica do MAME é lançada e agita o mundo da preservação de games e softwares antigos

#Notícia Publicado por akelekeve, em .

Se depender da comunidade do MAME, preservação dos games antigos será garantida.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL0gzVVFkbVMuanBn

Foi lançada hoje a versão 0.162 do MAME. E mesmo com mais de 18 anos nas costas o projeto consegue continuar surpreendendo.

Com o objetivo nada singelo de preservar todos os tipos de máquinas e sistemas antigos que rodem softwares. Sejam arcades, pinballs, consoles, computadores, etc. - desde sistemas mais complexos como PCs modernos rodando CPUs da Intel até mais simples como máquinas PONG ou Tamagotchis, passando pelos populares Super Nintendo, Nintendo 64, Mega Drive, Game Boy Advance ou Dreamcast. Tudo entra no escopo de preservação do MAME a partir de agora e a equipe mostra um lançamento bastante sólido para lidar com essa responsabilidade.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWFnZXMtbmEuc3NsLWltYWdlcy1hbWF6b24uY29tL2ltYWdlcy9HLzAxL3ZpZGVvZ2FtZXMvZGV0YWlsLXBhZ2Uvc2Y0LjA0LmxnLmpwZw==

É interessante ver que até representantes da indústria têm apoiado o projeto durante esse tempo - seja com licensas para uso de ROMS, doações ou convocando os membros do time na criação de coletâneas (como a coletânea Taito Legends no PS2, que ficou a cargo de Nicola Salmoria, o famoso criador do MAME).

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jbGFzc2ljZ2FtZXJvb20uY29tL2ltYWdlcy9WaWRlb19SZXBsYWNlbWVudC9UYWl0byUyMExlZ2VuZHMlMjAyJTIwLSUyMFBsYXlTdGF0aW9uJTIwMjAwMDAxLmpwZw==

Esse lançamento marca diversas políticas de maior abertura do projeto, que se torna oficialmente completamente open-source a partir dele. Isso significa que ele poderá ser usado sem nenhum custo e sem maiores constrangimentos para diversos fins - seja o uso em exposições, museus, universidades ou até máquinas personalizadas desenvolvidas pela indústria. E o foco continuará sendo como sempre a preservação!

Todos os desenvolvedores que fizeram parte dessa história, desde 1997, que marca a criação do MAME até hoje, estão sendo convocados para rever as licensas de suas contribuições.

IMAGEaHR0cDovL21hbWVkZXYub3JnL19pbmNsdWRlL2ltZy9sb2dvLW1hbWUucG5n

Com o apoio em massa dos mesmos, o projeto tem visto seus drivers passarem de uma licensa customizada, para principalmente BSD-3, LGPLv2+ e GPLv2+.

E o apoio por parte de desenvolvedores do mundo inteiro tem aumentado bastante na página do projeto no GitHub (https://github.com/mamedev/mame/).

Com um lançamento sólido e de sucesso, não apenas o time tem visto o interesse no MAME crescer nos últimos dias, mas também frontends populares como o QMC2 (http://qmc2.arcadehits.net/wordpress/download/) tem sido muito procurados também.

A versão mais nova do MAME pode ser encontrada com versões para diversos sistemas operacionais, no site oficial: http://mamedev.org/

IMAGEaHR0cDovL3VwbG9hZC53aWtpbWVkaWEub3JnL3dpa2lwZWRpYS9wdC9kL2QzL01EX1NvbmljX3RoZV9IZWRnZWhvZy5wbmc=

E aí? Já testou o novo MAME? Tem alguma experiência para compartilhar sobre ele?

IMAGEaHR0cDovL2k3MTQucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy93dzE0NC90ZXRzdWppbmFyY2FkZS80QjVBMDU2Ni1BRUQwLTQwNzAtOTI4Mi04MjMyNTZGMUUzMzktMTM4MzUtMDAwMDExNzA0NDhBMTlGMV96cHNmOWJiOWEzNy5qcGc=

akelekeve
akelekeve

It's me

, Itajubá, Minas Gerais, Brasil
Publicações em Destaque